PROFISSIONAL INTEGRAL
Resumo
O Relatório do MEC/INEP (BRASIL, 2009) revelou que no ano de 2008 o percentual de concluintes em relação aos ingressantes no curso de Educação Física, de 2005, foi de 57,3%. Estes números vêm aumentando, e a evasão no curso de Educação Física não parou de crescer. Um dos motivos que levam os discentes a abster-se dos cursos é a falta de conhecimento da sua área de atuação. A falta de conhecimento gera a ignorância, que gera o temor, que em sequência traz a desistência. Dessa maneira, este projeto tem como objetivo diminuir tal evasão, de forma que os discentes tenham conhecimento do curso que estão fazendo, e em que podem atuar. O publico alvo selecionado foram alunos do primeiro semestre do curso de Educação Física. O projeto dispõe de visitas às áreas de atuação do profissional, para que os alunos possam conhecer todos os seus campos de atuação. Além disso, analisar depoimentos de profissionais já atuantes na área. O projeto também utiliza de comunicação com os alunos através de um blog, chamado Profissional Integral. Neste abrange conteúdos sobre o assunto, agendamento de visitas, e lembranças sobre as mesmas. Um dos pontos para o encerramento do projeto com as turmas do semestre 2017.1, foi solicitado que os alunos enviassem suas opiniões, relatos ou pontos de vista sobre o projeto. Através dessa iniciativa ficou constatado que muitos alunos não tinham conhecimento sobre as áreas de atuação, e que não sabiam da realidade de algumas situações em que se encontravam as mesmas. Mencionaram a diferença do conhecimento teórico e prático sobre a real atuação do profissional. Outros até se interessaram em ingressar como bolsista, para uma preparação na vida profissional. O presente projeto vem influenciando vários alunos do curso de Educação Física, mostrando uma realidade da área, e dando-os uma vivência já na vida acadêmica, sem mesmo esperar que cheguem na vida profissional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva, T. P., & Pontes, J. A. de M. (2017). PROFISSIONAL INTEGRAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4449. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29473
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.