PROGRAMA DE APOIO A TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E O ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE ECONOMIA
Resumo
Os índices elevados de desistência do curso de Ciências Econômicas têm chamado a atenção dos educadores do curso. Uma das hipóteses é de que existam dificuldades nas disciplinas por conta de alguma defasagem nos assuntos de Ensino Médio, implicando em um elevado índice de desistência entre os alunos do curso. Tendo em vista essas dificuldades dos recém ingressos, o Programa de apoio a transição entre o ensino médio e o ensino superior do curso de economia foi criado com o intuito de tirar as dúvidas mais frequentes dos alunos ao entrarem no curso de Economia através de vídeo aulas, lista de exercícios resolvidas, sugestões de leitura de livros, estudos orientados e outros. Para identificar os conteúdos de maior dificuldade para os alunos, bem como seu perfil socioeconômico, elaboramos um questionário com 40 perguntas dividido em 4 partes: (A) Identificação do aluno, (B) Ensino Médio do aluno, (C) Background familiar, (D) Dificuldades do aluno. Nessa pesquisa conseguimos observar a comum dificuldade nas disciplinas de Economia Matemática I e II, e Estatística I e II, que em alguns casos se estende também para Álgebra Linear. Quanto aos assuntos de Ensino Médio que os alunos se sentem mais inseguros destacam-se Funções, Geometria Analítica, Trigonometria, Matrizes, Determinantes e Sistemas lineares. Por conta da diversidade de assuntos que terão de ser abordados para amenizar as dificuldades dos alunos, sentiu-se a necessidade de planejar com cuidado a ordem dos assuntos e materiais a serem divulgados no site de acordo com a ordem que os alunos verão esses assuntos nas disciplinas do curso e também com relação aos assuntos mais vistos no decorrer do curso. Devido à complexidade da implementação do projeto e ao pouco tempo de execução ainda não obteve-se resultados concretos com relação a evasão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Brito da Silva, C., & Barbosa, R. B. (2017). PROGRAMA DE APOIO A TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E O ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE ECONOMIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4450. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29474
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.