PROJETO DE INCENTIVO À PERMANÊNCIA NA ENGENHARIA ELÉTRICA
Resumo
O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará existe há 43 anos e, devido às dificuldades inerentes do próprio curso, sempre possuiu um considerável nível de evasão, seja pela falta de vocação, motivação e/ou ações institucionais que estimulem a permanência. Em uma ação até então inédita no âmbito do curso, a Coordenação idealizou o Projeto de Incentivo à Permanência na Engenharia Elétrica, cujo objetivo se embasa em propiciar aos estudantes novatos experiências com profissionais que atuam no mercado, mostrando as áreas da engenharia elétrica no mercado regional e nacional e integrando os alunos ao ambiente acadêmico universitário na busca de uma redução da evasão escolar. As medidas adotadas a fim de se obter êxito nas metas estabelecidas foram fundadas em palestras realizadas durante a disciplina de introdução à Engenharia e visitas técnicas aos laboratórios do curso. A fim de se obter retorno durante o período de vigência do projeto, buscou-se dados na secretaria do curso para analisar os quantitativos de evasões. A partir das informações coletadas foi possível verificar que a incidência de processos de desvinculação do curso sofreu uma notada diminuição entre os alunos que estiveram presentes nas aulas da disciplina. De acordo com os dados obtidos, a porcentagem de matrículas canceladas e/ou excluídas dos alunos ingressantes nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 foram respectivamente de 39,5%, 37,3%, 20%, 12,4%, o que demonstra o declínio dos índices considerando que a ação se iniciou neste ano de 2017. Afere-se então que as ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2017 foram positivas e que novas ações serão implementadas afim de manter e/ou diminuir estes índices.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ponciano Costa, J. E., & Amaral da Camara, R. (2017). PROJETO DE INCENTIVO À PERMANÊNCIA NA ENGENHARIA ELÉTRICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4456. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29480
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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