PROJETO DE OFICINAS DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS INTERATIVOS PARA O AUXÍLIO AO ENSINO DE MEDICINA
Resumo
A dissociação entre conteúdo prático e teórico é um problema que pode ocorrer nos semestres iniciais de muitos cursos de graduação. Esse tipo de ocorrência pode desmotivar o aluno, contribuindo, então, para que a taxa de evasão aumente. Tal problema permeia os cursos de Medicina e de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará, pois nos semestres iniciais os alunos de ambos os cursos recebem uma carga teórica grande e não podem realizar determinadas práticas devido ainda às faltas de perícia e de experiência. Dessa forma, o projeto Oficinas de Produção de Vídeos Interativos para o Auxílio ao Ensino de Medicina, oriundo da parceria do curso de SMD e da Faculdade de Medicina, foi idealizado como uma nova possibilidade de compartilhar conhecimento de uma maneira mais lúdica, visando reforçar conteúdos práticos e reduzir o índice de evasão através da melhoria da experiência de aprendizagem do aluno. Pode-se dividir esse Projeto em duas grandes etapas que ocorrem em paralelo. A primeira etapa é voltada para a realização de workshops para alunos dos semestres iniciais do SMD, onde o conceito de vídeo interativo é abordado e ferramentas, linguagens de programação e tecnologias são apresentadas de forma prática. A segunda parte é voltada para a produção de ferramentas e conteúdo didático para o curso de Medicina. O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um editor e de um reprodutor de vídeos interativos que foram desenvolvidos especificamente para o Projeto, com o intuito de simplificar a produção e a disponibilização de vídeos interativos. Os resultados obtidos, com as ferramentas desenvolvidas até o momento, foram bastante satisfatórios: cinco oficinas já foram realizadas para os alunos do SMD e alguns vídeos interativos já foram utilizados na Medicina. Planeja-se que novas oficinas sejam ofertadas e que melhorias sejam realizadas nas ferramentas desenvolvidas, buscando-se, mais uma vez, a diminuição da evasão como um todo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Moreira da Silva, J. L., Melo Leite Junior, A. J., Viana de Carvalho, W., & Melo Leite Junior, A. J. (2017). PROJETO DE OFICINAS DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS INTERATIVOS PARA O AUXÍLIO AO ENSINO DE MEDICINA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4457. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29481
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.