PROJETOAFLORAR E TRILHAS ECOBOTÂNICAS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL AO LONGO DE TRILHAS ECOLÓGICA.

Autores

  • Laymara Xavier Sampaio
  • Clarice Araújo
  • Marcelo Freire Moro
  • Marcelo Freire Moro

Resumo

A educação ambiental é um importante instrumento para informar às pessoas sobre a importância dos ecossistemas e aumentar o engajamento da sociedade em relação à conservação. O projeto Aflorar do Sesc e o projeto de extensão Trilhas EcoBotânicas, da UFC, trabalham nessa direção objetivando a formação de agentes multiplicadores. São realizadas atividades conjuntas de educação ambiental não-formal com enfoque em conhecimento botânico e ecológico junto a alunos de ensino fundamental público, aliando abordagem crítica e estímulo à reflexão, a atividades lúdicas e dinâmicas, em conjunto com crianças de idade entre 11 e 14 anos na EEIEF Cararu, no município de Eusébio, CE. As crianças foram acompanhadas pelo projeto desde março de 2017 e as atividades foram sediadas majoritariamente na APA do Rio Pacoti, utilizando a estrutura do CEAC (Centro de Estudos Ambientais Costeiros), próxima ao estuário do rio, com atividades de caminhada e visitas a comunidades tradicionais. Ao avaliar quais metodologias obtêm mais êxito, conclui-se que atividades que incentivem o fortalecimento da conexão com o ambiente e com a herança cultural, que envolvam esforço físico e ocorram em ambiente natural, tal qual trilhas, despertam mais interesse dos educandos. Em paralelo, ocorreu o processo de catalogação da flora presente nessa APA, em que foram identificadas, até o momento, 62 espécies, através de coletas botânicas, intencionando registrar a biodiversidade local e identificar espécies nativas da região, além de indicar as exóticas invasoras presentes, de modo a embasar decisões governamentais quanto à gestão da APA. O projeto também visa fornecer ferramentas aos grupos socioambientais, aos multiplicadores educados no projeto e à população em geral, para que haja continuidade no trabalho de preservação da cobertura vegetal. No segundo semestre pretende-se unir o levantamento florístico à pesquisas sobre conhecimento tradicional das comunidades locais em relação aos usos dessas plantas.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Sampaio, L. X., Araújo, C., Moro, M. F., & Moro, M. F. (2017). PROJETOAFLORAR E TRILHAS ECOBOTÂNICAS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL AO LONGO DE TRILHAS ECOLÓGICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4459. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29483

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação