RELATO SOBRE A ATUAÇÃO DO PROJETO TAMIS DA CIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UFC

Autores

  • Tatiane Xavier da Silva
  • Cicero Anastacio Araujo de Miranda

Resumo

A evasão conforme a definição de Gaioso (2005), Kira (1998), e Baggi e Lopes (2011) que a compreendem como um ato de interrupção no ciclo dos estudos em qualquer nível é vista como “perda” ou “fuga” de estudantes antes do término do curso. A evasão discente é, pois, um problema que afeta, de um modo geral, os cursos de graduação das universidades públicas do Brasil. É um fenômeno complexo, que necessita de acompanhamento regular, conhecimento de determinados fatores e estratégias de intervenções que o objetivam solucionar, ou pelo menos, minimizá-lo. É nessa realidade que o projeto de apoio a cursos de graduação TAMIS DA CIÊNCIA, através de suas ações de informações, tem atuado com o objetivo de combater a evasão dos alunos dos cursos de Letras Espanhol da UFC. Este trabalho tem como objetivo fazer um relato de experiência de nossa monitoria, junto ao projeto. Dessa forma, cabe dizer que o Tâmis da Ciência, entre outras ações, desenvolveu no ano de 2017, palestras de “Recepção dos Novos Alunos do Curso”, realizadas no inicio do semestre. Nesta ocasião, foi realizada uma roda de conversa entre os alunos ingressantes e professores de diversas linhas de pesquisa do curso de Letras Espanhol. Atrelado a isso, foi falado das áreas que podemos atuar, para além da licenciatura. Logo, alunos dos semestres mais avançados falaram de sua experiência no campo profissional, dos programas de assistência ao estudante, entre eles, o acesso as bolsas, RU, moradia dentre outros. Tudo com o objetivo de que o espaço da universidade seja algo menos estranho para eles no inicio do curso. Ainda contamos com a participação de alunos que realizaram intercambio para o exterior e os que irão realizar, informando sobre todo o processo para conseguir a bolsa. Por último, realizamos um questionário para saber o perfil dos alunos do curso, a fim de traçar estratégias para o combate à evasão, o mesmo foi disponibilizado aos alunos ingressantes.Posteriormente, realizamos a atualização do blog.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Xavier da Silva, T., & Araujo de Miranda, C. A. (2017). RELATO SOBRE A ATUAÇÃO DO PROJETO TAMIS DA CIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4465. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29489

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação