RELATO SOBRE A ATUAÇÃO DO PROJETO TAMIS DA CIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UFC
Resumo
A evasão conforme a definição de Gaioso (2005), Kira (1998), e Baggi e Lopes (2011) que a compreendem como um ato de interrupção no ciclo dos estudos em qualquer nível é vista como “perda” ou “fuga” de estudantes antes do término do curso. A evasão discente é, pois, um problema que afeta, de um modo geral, os cursos de graduação das universidades públicas do Brasil. É um fenômeno complexo, que necessita de acompanhamento regular, conhecimento de determinados fatores e estratégias de intervenções que o objetivam solucionar, ou pelo menos, minimizá-lo. É nessa realidade que o projeto de apoio a cursos de graduação TAMIS DA CIÊNCIA, através de suas ações de informações, tem atuado com o objetivo de combater a evasão dos alunos dos cursos de Letras Espanhol da UFC. Este trabalho tem como objetivo fazer um relato de experiência de nossa monitoria, junto ao projeto. Dessa forma, cabe dizer que o Tâmis da Ciência, entre outras ações, desenvolveu no ano de 2017, palestras de “Recepção dos Novos Alunos do Curso”, realizadas no inicio do semestre. Nesta ocasião, foi realizada uma roda de conversa entre os alunos ingressantes e professores de diversas linhas de pesquisa do curso de Letras Espanhol. Atrelado a isso, foi falado das áreas que podemos atuar, para além da licenciatura. Logo, alunos dos semestres mais avançados falaram de sua experiência no campo profissional, dos programas de assistência ao estudante, entre eles, o acesso as bolsas, RU, moradia dentre outros. Tudo com o objetivo de que o espaço da universidade seja algo menos estranho para eles no inicio do curso. Ainda contamos com a participação de alunos que realizaram intercambio para o exterior e os que irão realizar, informando sobre todo o processo para conseguir a bolsa. Por último, realizamos um questionário para saber o perfil dos alunos do curso, a fim de traçar estratégias para o combate à evasão, o mesmo foi disponibilizado aos alunos ingressantes.Posteriormente, realizamos a atualização do blog.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Xavier da Silva, T., & Araujo de Miranda, C. A. (2017). RELATO SOBRE A ATUAÇÃO DO PROJETO TAMIS DA CIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4465. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29489
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.