RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O USO DE ALGUMAS DE FORMAS DE CODING DOJO NOS CURSOS DE SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS
Resumo
O Coding Dojo é uma metodologia de ensino/aprendizagem colaborativa que possui diferentes formas que se adequam a variados perfis de pessoas e ao contexto do ensino da programação de computadores. A principal motivação para adoção do Coding Dojo é que um grupo de pessoas aprenda ou aperfeiçoe a programação de computadores enquanto são estimulados a trabalharem de forma colaborativa. As formas de Coding Dojo mais conhecidas são o Kata, Randori, e Kake. O Kake é a forma que foi escolhida para ser adotada nos cursos de Sistemas e Mídias Digitais, pelo fato do Kake possuir particularidades que mais se aproximam aos perfis dos alunos, método de ensino e as tecnologias que são utilizadas. Além de comentar e discutir a aplicação do Coding Dojo nos cursos de Sistemas e Mídias Digitais, este trabalho mostra dados do impacto na utilização da metodologia, ao longo dos últimos semestres nas turmas da disciplina de Programação I. Diante destes dados, o trabalho debate e interpreta uma análise dos perfis dos alunos, com o objetivo de entender como a heterogeneidade dos perfis destes alunos afeta no engajamento e aproveitamento do Coding Dojo como forma de auxiliar o aprendizado de programação. Por fim, é apresentada uma adaptação da forma Kata para ser utilizada em conjunto com a forma Kake, no intuito de favorecer uma metodologia de ensino/aprendizagem colaborativa mais compatível com os perfis dos alunos dos cursos de Sistemas e Mídias Digitais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Osawa Vaz Eduardo, J. P., Coutinho, E. F., Neto, E. T. de L., Louis Paillard, G. A., & Moreira, L. O. (2017). RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O USO DE ALGUMAS DE FORMAS DE CODING DOJO NOS CURSOS DE SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4466. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29490
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.