RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE A EVASÃO DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS SEMESTRES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

Autores

  • Thais Cristina Cardoso da Silva
  • Jose Arimatea Barros Bezerra

Resumo

Ao ingressarem no curso de Pedagogia, os alunos se deparam com algumas dificuldades, dentre elas: o choque da mudança brusca da realidade vivida no Ensino Médio para o Ensino Superior; a dificuldade de conciliar trabalho e estudos; adequação aos conteúdos acadêmicos e problemas financeiros. Essas informações foram levantas pela escuta dos alunos dos primeiros semestres, dos turnos diurno e noturno, por meio de rodas de conversas. Essas rodas de conversas foram realizadas com o objetivo de acessar informações sobre como tinha sido o início no Curso, as dificuldades enfrentadas e expectativas. Foi um momento de diálogo para falarem o que os afligiam. Essa metodologia de escuta foi organizada da seguinte forma: foi agendado com um dos professores do semestre um momento de sua aula para realização dessa atividade. A conversa começou esclarecendo que o momento era de escuta e que poderiam se sentir à vontade para falarem. Então, espontaneamente os alunos foram falando, expondo suas angústias e também suas alegrias. Foi utilizado um gravador com autorização dos mesmos e feita algumas anotações com o intuito de averiguar melhor as falas. A conversa durou cerca de 2 horas e aconteceu na sala de aula. Analisando as falas foi possível identificar a problemática enfrentada por esses alunos. Parte dos alunos do Curso diurno afirmou se sentir desnorteada com os conteúdos de difícil entendimento e sentem a falta de aulas mais dinâmicas. Já para os do noturno, a dificuldade da maioria é conciliar trabalho com estudos. Conclui-se que esse momento de escuta foi de grande valia, pois pudemos ouvir tanto os alunos motivados como os não motivados. Dessa forma, explicitar os diversos problemas enfrentados por eles. E assim, apresentar e desenvolver estratégias voltadas para o enfrentamento de tais dificuldades e de sua permanência no Curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Cardoso da Silva, T. C., & Barros Bezerra, J. A. (2017). RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE A EVASÃO DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS SEMESTRES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4468. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29492

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação