RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE A EVASÃO DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS SEMESTRES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA
Resumo
Ao ingressarem no curso de Pedagogia, os alunos se deparam com algumas dificuldades, dentre elas: o choque da mudança brusca da realidade vivida no Ensino Médio para o Ensino Superior; a dificuldade de conciliar trabalho e estudos; adequação aos conteúdos acadêmicos e problemas financeiros. Essas informações foram levantas pela escuta dos alunos dos primeiros semestres, dos turnos diurno e noturno, por meio de rodas de conversas. Essas rodas de conversas foram realizadas com o objetivo de acessar informações sobre como tinha sido o início no Curso, as dificuldades enfrentadas e expectativas. Foi um momento de diálogo para falarem o que os afligiam. Essa metodologia de escuta foi organizada da seguinte forma: foi agendado com um dos professores do semestre um momento de sua aula para realização dessa atividade. A conversa começou esclarecendo que o momento era de escuta e que poderiam se sentir à vontade para falarem. Então, espontaneamente os alunos foram falando, expondo suas angústias e também suas alegrias. Foi utilizado um gravador com autorização dos mesmos e feita algumas anotações com o intuito de averiguar melhor as falas. A conversa durou cerca de 2 horas e aconteceu na sala de aula. Analisando as falas foi possível identificar a problemática enfrentada por esses alunos. Parte dos alunos do Curso diurno afirmou se sentir desnorteada com os conteúdos de difícil entendimento e sentem a falta de aulas mais dinâmicas. Já para os do noturno, a dificuldade da maioria é conciliar trabalho com estudos. Conclui-se que esse momento de escuta foi de grande valia, pois pudemos ouvir tanto os alunos motivados como os não motivados. Dessa forma, explicitar os diversos problemas enfrentados por eles. E assim, apresentar e desenvolver estratégias voltadas para o enfrentamento de tais dificuldades e de sua permanência no Curso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Cardoso da Silva, T. C., & Barros Bezerra, J. A. (2017). RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE A EVASÃO DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS SEMESTRES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4468. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29492
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.