SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA NA ENGENHARIA
Resumo
O projeto AMANA, iniciado em 2016, surgiu para aprimorar o material audiovisual produzido pelo docente da disciplina de Hidrologia, dos cursos Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Nesta disciplina, aplica-se como metodologia de ensino uma abordagem baseada na aprendizagem ativa e na sala de aula invertida. Assim, os conteúdos teóricos são transmitidos via on-line, através de videoaulas, e nos momentos presenciais se realizam atividades práticas e colaborativas com os alunos. Para aprimorar e produzir novos materiais audiovisuais, firmou-se uma parceria entre o Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) com o Instituto UFC Virtual, através do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (Proativa). Estão envolvidos no projeto alunos de diversas áreas que, trabalhando juntamente com o professor, são responsáveis por gravar, editar, revisar e compartilhar o material produzido. Atualmente, tem-se 92 videoaulas disponíveis no blog restrito criado para a disciplina. A utilização desse material é capaz de oferecer ao aluno autonomia e organização pessoal no seu momento de estudo. O aluno, portanto, escolhe onde e quando estudar, no seu próprio ritmo. Ademais, visto que a teoria está sendo trabalhada em um momento anterior à aula presencial, o tempo em sala favorece a aprendizagem ativa dos alunos na resolução de problemas e na construção de projetos colaborativos, tornando propícia a interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Com essa aproximação, o docente pode trilhar um processo de ensino individualizado, delineando os pontos considerados fracos na aprendizagem dos alunos. Busca-se, em 2017, traçar melhorias através da realização de pesquisas com os alunos e com o professor de Hidrologia, a fim de compreender as lacunas nas videoaulas, de modo a beneficiar o material audiovisual e também os momentos presenciais da disciplina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Alves Coelho, B. M. de M., Ferreira Osmundo, M. L., Girão, A. L., & Souza Filho, F. de A. D. (2017). SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA NA ENGENHARIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4469. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29493
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.