SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA NA ENGENHARIA

Autores

  • Bianca Maria de Melo Alves Coelho
  • Maria Lidiana Ferreira Osmundo
  • Amanda Lima Girão
  • Francisco de Assis De Souza Filho

Resumo

O projeto AMANA, iniciado em 2016, surgiu para aprimorar o material audiovisual produzido pelo docente da disciplina de Hidrologia, dos cursos Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Nesta disciplina, aplica-se como metodologia de ensino uma abordagem baseada na aprendizagem ativa e na sala de aula invertida. Assim, os conteúdos teóricos são transmitidos via on-line, através de videoaulas, e nos momentos presenciais se realizam atividades práticas e colaborativas com os alunos. Para aprimorar e produzir novos materiais audiovisuais, firmou-se uma parceria entre o Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) com o Instituto UFC Virtual, através do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (Proativa). Estão envolvidos no projeto alunos de diversas áreas que, trabalhando juntamente com o professor, são responsáveis por gravar, editar, revisar e compartilhar o material produzido. Atualmente, tem-se 92 videoaulas disponíveis no blog restrito criado para a disciplina. A utilização desse material é capaz de oferecer ao aluno autonomia e organização pessoal no seu momento de estudo. O aluno, portanto, escolhe onde e quando estudar, no seu próprio ritmo. Ademais, visto que a teoria está sendo trabalhada em um momento anterior à aula presencial, o tempo em sala favorece a aprendizagem ativa dos alunos na resolução de problemas e na construção de projetos colaborativos, tornando propícia a interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Com essa aproximação, o docente pode trilhar um processo de ensino individualizado, delineando os pontos considerados fracos na aprendizagem dos alunos. Busca-se, em 2017, traçar melhorias através da realização de pesquisas com os alunos e com o professor de Hidrologia, a fim de compreender as lacunas nas videoaulas, de modo a beneficiar o material audiovisual e também os momentos presenciais da disciplina.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Alves Coelho, B. M. de M., Ferreira Osmundo, M. L., Girão, A. L., & Souza Filho, F. de A. D. (2017). SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA NA ENGENHARIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4469. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29493

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação