SOBRE DESCONSTRUÇÕES E RECONSTRUÇÕES NOS CORPOS POR MEIOS DE EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS
Resumo
Esse trabalho tem o objetivo de apresentar minhas reflexões acerca dos processos ocorridos nos corpos de alunos do primeiro semestre dos cursos de graduação em dança, mais especificamente na disciplina Estudos do Movimento: Técnicas Somáticas, a partir de minha observação como monitor da disciplina citada. Nesta observação, tomo por base a minha experiência de alguns anos atrás, quando fui aluno da disciplina e precisei passar por processos de desconstrução e reconstrução do corpo, o que me possibilitou e ainda possibilita desenvolver diferentes qualidades de movimento. A partir da técnica somática Bartenieff Fundamentals, a disciplina convida os alunos à experimentar uma atitude receptiva em meio à proposições sensitivas, para que percebam através da prática, mudanças (ainda que sutis) nos modos de mover e estar no mundo, assim como suas variadas relações. Como monitor pude observar que, a cada aula, os alunos percebiam novos caminhos e possibilidades de movimentação em seus próprios corpos. Os relatos de experiências sensíveis vividas em sala de aula revelavam que, em um simples exercício de respiração, os alunos podiam experimentar desde mudanças no humor, até grandes ou pequenas contrações e relaxamentos musculares. Cada aluno, com suas singularidades, limitações e potências, ia pouco a pouco expandindo a gama de possibilidades de seus corpos, experimentando o olhar e suas direções, o respirar e suas intensidades, o caminhar e suas variações, o corpo e seus modos de estar e relacionar com o espaço.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Marques da Silva, F. K., & Caetano, P. de L. (2017). SOBRE DESCONSTRUÇÕES E RECONSTRUÇÕES NOS CORPOS POR MEIOS DE EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4470. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29494
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.