SOBRE DESCONSTRUÇÕES E RECONSTRUÇÕES NOS CORPOS POR MEIOS DE EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS

Autores

  • Francisco Kassio Marques da Silva
  • Patricia de Lima Caetano

Resumo

Esse trabalho tem o objetivo de apresentar minhas reflexões acerca dos processos ocorridos nos corpos de alunos do primeiro semestre dos cursos de graduação em dança, mais especificamente na disciplina Estudos do Movimento: Técnicas Somáticas, a partir de minha observação como monitor da disciplina citada. Nesta observação, tomo por base a minha experiência de alguns anos atrás, quando fui aluno da disciplina e precisei passar por processos de desconstrução e reconstrução do corpo, o que me possibilitou e ainda possibilita desenvolver diferentes qualidades de movimento. A partir da técnica somática Bartenieff Fundamentals, a disciplina convida os alunos à experimentar uma atitude receptiva em meio à proposições sensitivas, para que percebam através da prática, mudanças (ainda que sutis) nos modos de mover e estar no mundo, assim como suas variadas relações. Como monitor pude observar que, a cada aula, os alunos percebiam novos caminhos e possibilidades de movimentação em seus próprios corpos. Os relatos de experiências sensíveis vividas em sala de aula revelavam que, em um simples exercício de respiração, os alunos podiam experimentar desde mudanças no humor, até grandes ou pequenas contrações e relaxamentos musculares. Cada aluno, com suas singularidades, limitações e potências, ia pouco a pouco expandindo a gama de possibilidades de seus corpos, experimentando o olhar e suas direções, o respirar e suas intensidades, o caminhar e suas variações, o corpo e seus modos de estar e relacionar com o espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Marques da Silva, F. K., & Caetano, P. de L. (2017). SOBRE DESCONSTRUÇÕES E RECONSTRUÇÕES NOS CORPOS POR MEIOS DE EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4470. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29494

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação