TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À AMBIENTAÇÃO DOS RECÉM-INGRESSOS DO CURSO DE GEOGRAFIA
Resumo
Sabe-se que a Cartografia é uma das vertentes mais dinâmicas e importantes no ensino da Geografia. A linguagem cartográfica possibilita ao aluno desenvolver a capacidade de percepção através da simbologia, partindo inicialmente do seu espaço de vivência para a posterior compreensão do espaço geográfico como um todo. Com isso, o projeto busca introduzir os alunos à ciência cartográfica de maneira prática para além da sala de aula e auxiliá-los também no desenvolvimento da disciplina de Cartografia ofertada no primeiro semestre do curso. Sabe-se que há uma grande falha quando a questão é o ensino da Cartografia, mais visivelmente no ensino básico. Com isso, ao ingressar na Universidade, o aluno tende a gravitar em torno de uma metodologia de ensino que pode ser inovadora com o uso de ferramentas de geotecnologias, não negligenciando o conteúdo rico e vasto tido por muitos professores de geografia como “tradicional”. Com isso, foi realizado um mapeamento colaborativo do campus do Pici para facilitar uma melhor orientação no campus, encontrar pontos de interesse, dar visibilidade a problemas locais, além de ser instrumento de gestão participativa, além de oficinas de GPS. Acredita-se que tais atividades foram essenciais para uma maior compreensão dos conteúdos abordados na disciplina de Cartografia e o mapeamento colaborativo possibilitou um novo olhar geográfico e a maior proximidade com as ferramentas de geotecnologias fez com que os mesmos adquirissem um maior interesse pela disciplina e pelo curso, ganhando uma nova visão sobre a ciência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Barbosa Lemos, A. L., & Santos, J. de O. (2017). TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À AMBIENTAÇÃO DOS RECÉM-INGRESSOS DO CURSO DE GEOGRAFIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4472. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29496
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.