UMA ABORDAGEM ATIVA DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE PRINCÍPIOS DOS PROCESSOS QUÍMICOS

Autores

  • Rafael Mota Ferreira
  • Ivanildo Jose da Silva Junior

Resumo

INTRODUÇÃO: A metodologia tradicional de ensino, com aulas expositivas em que os professores apenas discorrem sobre os conteúdos, traz consigo o problema de deixar os discentes em um posição passiva no processo de aprendizagem. O modelo de ensino híbrido busca resolver essa problemática fazendo os alunos se tornarem agentes ativos desse processo. Uma forma de aplicar essa metodologia é através das aulas invertidas, que propõem o uso dos meios digitais para incentivar o aprendizado dos alunos em momentos anteriores, durante e posteriores às aulas. OBJETIVO: Com o uso dessa metodologia deseja-se tornar a participação dos alunos mais satisfatória, a construção de ideias mais coletiva e a absorção dos conteúdos mais efetiva. METODOLOGIA: Essa forma de ensino tem sido usada na disciplina de Princípios de Processos Químicos como forma de estimular uma participação mais ativa dos alunos. Antes das aulas expositivas ocorrerem são disponibilizadas aos discentes fontes de estudo sobre o tema que será abordado, através de vídeos no site Youtube e introduções do conteúdo no site do projeto. Durante as aulas o engajamento dos alunos é instigado através de outros recursos tecnológicos como quizzes on-line, através do site Kahoot, que promove uma competição saudável entre os alunos. Após esses momentos os alunos são desafiados a mostrar seus conhecimentos realizando testes individuais online, no site Socrative, além de produzirem material sobre o assunto abordado. RESULTADOS: Em pesquisa de satisfação feita com os discentes obteve-se 20 respostas. 58% afirmam que o uso da metodologia despertou maior interesse na leitura dos conteúdos. 80% avaliam a metodologia como satisfatória. 54% avalia a metodologia como melhor que a tradicional, ao passo que 46% avalia como complementar. CONCLUSÃO: A aplicação do ensino híbrido na disciplina trouxe uma atuação maior dos alunos e um maior rendimento deles, sendo isso comprovado com um aumento das notas obtidas nas avaliações parciais.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Ferreira, R. M., & Junior, I. J. da S. (2017). UMA ABORDAGEM ATIVA DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE PRINCÍPIOS DOS PROCESSOS QUÍMICOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4475. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29499

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação