UMA ANÁLISE DA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NO CURSO DE ESTATÍSTICA
Resumo
O curso de Estatística, assim como outros cursos de ciências exatas, possuem um alto índice de evasão, principalmente de alunos recém-ingressos na universidade. São vários os fatores que contribuem para que a taxa de evasão continue elevada entre os quais podemos citar: dificuldade de entrosamento entre os alunos, falta de conhecimento sobre a estrutura do curso e da UFC, reprovação em disciplinas no primeiro semestre. O Projeto Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação no DEMA, visa promover atividades que consigam reduzir este índice de maneira que possa melhorar o relacionamento entre alunos, professores, curso e universidade. E ao longo dos últimos anos, vem conseguindo, através de suas atividades, reduzir estes índices no curso. Assim, existem alguns meios de apoio aos alunos, como a criação das disciplinas de Seminários de Tutoria I e II (alunos recém-ingressos do curso de Estatística) que visa orientá-los, esclarecendo as dúvidas, introduzindo-os à graduação, pós-graduação e mercado de trabalho, através de palestras e apresentações. Neste contexto, desde 2013 até o semestre 2017/1 foi aplicado um questionário nestas referidas disciplinas, assim neste trabalho, serão apresentadas comparações sobre as opiniões dos alunos respondentes. Segundo as análises, os professores e esta disciplina são os maiores contribuintes para esta permanência. Vale ressaltar, que estas ações têm mostrado um aumento dos estudantes em afirmar que continuarão no curso. Como por exemplo, no ano de 2013, cerca de 82% dos alunos afirmaram que pretendiam concluir o curso, e em 2017, 97% dos alunos afirmaram que pretendem concluir o curso de Estatística.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Filho, O. A. de O., Holanda Silva, R. D., Batista, M. J., Azevedo Farias, R. B., Nojosa, R. T., & Batista, M. J. (2017). UMA ANÁLISE DA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NO CURSO DE ESTATÍSTICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4476. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29500
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.