UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFC: UM OLHAR A PARTIR DOS RESULTADOS DOS ENADES DE 2011 E 2014
Resumo
Trienalmente é realizado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), constituinte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O exame é um componente curricular obrigatório que deve constar em seu histórico escolar. Um bom conceito do curso no ENADE é visto pelos alunos que desejam ingressar como fator atrativo, ao mesmo tempo em que os egressos e a própria instituição se utilizam dos bons resultados para autopromoção. Em suma, um bom desempenho do curso no ENADE pode contribuir positivamente para a redução da evasão estudantil. Neste contexto, este trabalho tem dois momentos: o primeiro investigou o desempenho dos estudantes do curso de Engenharia Mecânica da UFC no ENADE nos anos de 2011 e 2014, a partir dos dados estatísticos oriundos dos relatórios do INEP. Dentre os resultados se destaca o retrocesso no conceito ENADE de 5 para 3, cuja influencia maior foi a percepção do aluno que a infraestrutura de laboratórios didáticos é inadequada. No segundo momento os pontos fortes e frágeis apontados no questionário socioeconômico e nas provas geral e especifica serão analisados criticamente com o envolvimento de professores, alunos e funcionários do curso. Pretende-se analisar as questões, o percentual de acertos e erros e identificar que melhorias poderão ser adotadas no campo da formação do aluno e dos espaços de formação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Almeida Barbosa, R. B., Rodrigues, N. S. de L., Júnior, L. S., Christophe Lamary, P. M., & Junior, L. S. (2017). UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFC: UM OLHAR A PARTIR DOS RESULTADOS DOS ENADES DE 2011 E 2014. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4477. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29501
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.