VIDEOS INTERATIVOS PARA ESTUDOS DE CASO.

Autores

  • Debora Rochele Uchoa Lobo
  • Luiz Carlos Murakami

Resumo

Nos últimos anos, as universidades de administração do Brasil tem sofrido com um fenômeno de massificação do ensino, onde os alunos esperam receitas para o sucesso de seus professores, e aceitam tudo o que lhes é apresentado sem questionamentos ou pesquisas aprofundadas, o pensamento crítico não é mais comumente praticado em nossas universidades e criamos futuros gestores que não são acostumados a buscar soluções para problemas organizacionais por conta própria, e acabam presos a cartilhas com soluções pré-determinadas, não abrindo espaço para inovação (PAES DE PAULA, 2005). Na contramão desse movimento, estão os casos para ensino, que visam estimular os estudantes a pensar em soluções para dificuldades reais, sendo guiados pelos professores na busca por respostas, fugindo das cartilhas e receitas até agora utilizadas. Esses estudos de caso na administração são relatos de situações da vida organizacional, construídos para um fim educacional especifico e que sintetiza teorias em decisões (ROESCH, 2007). Normalmente utilizados para aulas expositivas, casos para ensino são textos breves, de até 15 páginas, incluso anexos, que é acompanho por notas de aulas utilizadas pelo professor na ministração, visando tornar os casos mais interativos, a utilização de videos interativos traz aos estudos de casos um aspecto lúdico e simultaneamente traz o estudante para mais perto da realidade organizacional. através da analise de situações reais protagonizadas por empresas no seu cotidiano. Durante o caso em video, as decisões tomadas pelo aluno interferem diretamente no problema levantado, mantendo vivo o debate incitado pelo estudo. Seguindo o modelo de Bocker (1987), os videos são baseados em casos-problema, e possuem seus objetivos educacionais revelados ao decorrer das soluções selecionadas pelo estudante, como o modelo posteriormente citado no caso de posicionamento de mercado do Empório das Comadres.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Uchoa Lobo, D. R., & Murakami, L. C. (2017). VIDEOS INTERATIVOS PARA ESTUDOS DE CASO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4480. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29504

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação