VIDEOS INTERATIVOS PARA ESTUDOS DE CASO.
Resumo
Nos últimos anos, as universidades de administração do Brasil tem sofrido com um fenômeno de massificação do ensino, onde os alunos esperam receitas para o sucesso de seus professores, e aceitam tudo o que lhes é apresentado sem questionamentos ou pesquisas aprofundadas, o pensamento crítico não é mais comumente praticado em nossas universidades e criamos futuros gestores que não são acostumados a buscar soluções para problemas organizacionais por conta própria, e acabam presos a cartilhas com soluções pré-determinadas, não abrindo espaço para inovação (PAES DE PAULA, 2005). Na contramão desse movimento, estão os casos para ensino, que visam estimular os estudantes a pensar em soluções para dificuldades reais, sendo guiados pelos professores na busca por respostas, fugindo das cartilhas e receitas até agora utilizadas. Esses estudos de caso na administração são relatos de situações da vida organizacional, construídos para um fim educacional especifico e que sintetiza teorias em decisões (ROESCH, 2007). Normalmente utilizados para aulas expositivas, casos para ensino são textos breves, de até 15 páginas, incluso anexos, que é acompanho por notas de aulas utilizadas pelo professor na ministração, visando tornar os casos mais interativos, a utilização de videos interativos traz aos estudos de casos um aspecto lúdico e simultaneamente traz o estudante para mais perto da realidade organizacional. através da analise de situações reais protagonizadas por empresas no seu cotidiano. Durante o caso em video, as decisões tomadas pelo aluno interferem diretamente no problema levantado, mantendo vivo o debate incitado pelo estudo. Seguindo o modelo de Bocker (1987), os videos são baseados em casos-problema, e possuem seus objetivos educacionais revelados ao decorrer das soluções selecionadas pelo estudante, como o modelo posteriormente citado no caso de posicionamento de mercado do Empório das Comadres.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Uchoa Lobo, D. R., & Murakami, L. C. (2017). VIDEOS INTERATIVOS PARA ESTUDOS DE CASO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4480. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29504
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.