A MANUTENÇÃO DAS POLÍTCAS PÚBLICAS NO ASSENTAMENTO DENIR
Resumo
O assentamento é fruto de uma organização social e política que se manifesta através da luta contra a concentração de terra, tendo como objetivo a ocupação de grandes extensões de terras improdutivas, para que com isso as famílias que não possuem terra ou apenas uma pequena parte desta possam desenvolver aquela grande propriedade e melhorar a qualidade de vida e sua produção, seja para subsistência ou comercio, ajudando assim também na economia do País. O trabalho realizado tem como objetivo pesquisar o Assentamento Denir, se propondo a acompanhar as atividades sociais, políticas e econômicas deste e como dentro desse contexto ocorrem a manutenção das políticas públicas que foram implantadas no mesmo, como o PAA e o PNAE. Para tanto, será utilizado as metodologias de observação, entrevista aberta e leitura de paisagem. O assentamento Denir começou a ser organizado pela pastoral da terra juntamente com a igreja católica e o sindicato, mediante a constatação de terras improdutivas, tendo como parceiro e órgão público de defesa o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O acampamento, primeiro estágio de ocupação da terra, ocorreu em 1999 e se estendeu até 2000, quando a terra passou a ser legalmente do povo que a estava reivindicando e o assentamento pôde ser constituído. Para essa construção foi destinado recursos do governo federal para a edificação de casas e algumas instalações. Dois anos depois as cisternas foram implantadas e outros programas governamentais, como bolsa família, aposentadoria rural e por doença, garantia safra e as escolas do campo, foram conquistados pelos assentados. Diante disso, é necessário que não só essas assistências e políticas públicas sejam estudadas, mas também o processo de formação e fortalecimento político desta unidade e como estes juntamente com os programas tornam possível a manutenção daqueles.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Venancio, A. G., Rodrigues Silvestre, F. E., & Moreira, M. L. de S. (2017). A MANUTENÇÃO DAS POLÍTCAS PÚBLICAS NO ASSENTAMENTO DENIR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4494. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29518
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.