ABORDAGEM DO PROBLEMA DE ALOCAÇÃO DE HORÁRIOS A PROFESSORES UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA
Resumo
A alocação de professores em turmas, horários e dias antes do período letivo é de grande responsabilidade, pois deve atender a uma série de requisitos, os quais variam de organizacionais, pedagógicos e pessoais. Desse modo, o presente trabalho buscou desenvolver um modelo matemático para obter a distribuição da carga horária dos professores do Pró-Exatas, projeto de aprofundamento em Ciências Exatas realizado pelos grupos PETs (programa de educação tutorial) do Centro de Tecnologia da UFC, no Campos do Pici. Inicialmente, foram coletadas informações a respeito do quadro atual de professores, das preferências de horários e turmas, bem como da disciplina ofertada por cada um. Observou-se que, diferente das escolas comuns, as quais possuem uma carga horária mais densa, o Pró-Exatas oferece apenas quatro disciplinas, sendo elas matemática, física, química e redação, todas ofertadas aos sábados para todas as turmas. Assim, cada turma demanda quatro professores no dia, distribuídos nos horários de 8:00 às 9:00, 9:00 às 10:00, 10:15 às 11:15 e 11:15 às 12:00, no total de quatro horários. Posteriormente, com os dados obtidos, foi desenvolvido um modelo matemático com base nas especificidades do projeto em estudo. No entanto, apesar de ser atualmente composto por 60 professores, 7 turmas e 4 horários de aula, para simplificar a leitura do resultado do problema, foram consideradas 2 turmas, 4 horários e 8 professores. Por fim, aplicou-se o modelo no software CPLEX, obtendo-se, assim, a distribuição ótima de horários de cada professor, de modo a atender às restrições gerais, comuns a esse tipo de problema, e a um número máximo de preferências de cada docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rocha de Negreiros, R., & Jaguaribe Pontes, H. L. (2017). ABORDAGEM DO PROBLEMA DE ALOCAÇÃO DE HORÁRIOS A PROFESSORES UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4500. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29524
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.