ANÁLISE DAS MELHORIAS APLICADAS AO PROJETO DE ENSINO E EXTENSÃO PRÓ-EXACTA
Resumo
O Pró-Exacta é um projeto dos grupos PET do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) que visa promover uma formação complementar e aprofundamento a alunos de ensino médio da rede pública. Ocorrendo desde 2009, o projeto tem como escopo melhorar o desempenho dos alunos participantes em ciências exatas, além de fornecer uma preparação para os exames vestibulares. Uma necessidade identificada em 2016 foi a realização de aulas de redação. A partir disso, criou-se uma comissão para lecionar esta disciplina e corrigir os textos feitos pelos alunos. A metodologia empregada nas aulas de redação difere um pouco da utilizada nas demais disciplinas. Semanalmente, são propostos temas atuais e abordadas formas e possibilidades de argumentação e exposição do assunto em questão. Também, é reforçada a gramática da língua portuguesa, para dar suporte à prática da escrita. Uma das inovações do projeto é que os professores recebem redações a cada aula, corrigem-nas e trazem de volta para os alunos na semana seguinte, o que possibilita um feedback bastante enriquecedor para os participantes do projeto. Como resultados, houve melhorias significativas na forma como os alunos escrevem, com elevação das notas das redações. O ensino mais lúdico e didático também está ganhando mais destaque, visto que os estudantes passam a semana em salas de aula; assim, uma abordagem mais dinâmica é necessária e, através da aplicação de dinâmicas de dicas no ensino da matemática, facilita-se a aprendizagem dos participantes. Desse modo, conclui-se que o Pró-Exacta vem alcançando os objetivos propostos, com cerca de 30% de aprovação dos alunos que participaram de forma assídua do projeto em diversos cursos da UFC. O aprimoramento continuado do Pró-Exacta através de iniciativas como estas contribuirá significativamente para a melhor formação dos participantes e seu êxito nos processos seletivos de ingresso nas universidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Sousa Pereira, P. H., Sampaio, L. dos S., & Filho, C. de O. C. (2017). ANÁLISE DAS MELHORIAS APLICADAS AO PROJETO DE ENSINO E EXTENSÃO PRÓ-EXACTA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4503. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29527
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.