ANÁLISE DO PROJETO AÇUDE VIVO E A LUTA PELO SANEAMENTO BÁSICO
Resumo
Uma das finalidades do poder público é promover a dignidade da pessoa humana. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, saneamento básico é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social. Assim, o investimento em saneamento básico se mostra imprescindível para a saúde e o desenvolvimento social, além de direito assegurado pela Constituição. O projeto Açude Vivo consiste em um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará – UFC, o qual procura estudar estratégias de preservação, bem como realizar periodicamente análises físico-químicas e biológicas da água do Açude Santo Anastácio – ASA, situado em Fortaleza. O ASA possui avançado nível de eutrofização em suas águas, atribuído a fatores como: a erosão, o assoreamento e, sobretudo, a falta de saneamento básico das populações que vivem em moradias irregulares, às margens do canal. Dessa maneira, este trabalho tem como objetivo fazer um diagnóstico da qualidade ambiental e as possíveis medidas de atenuação da problemática enfrentada no açude em questão. Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica por meio de diversos artigos, livros e revistas a fim de se desenvolver mecanismos que possam capacitar a realização destes estudos. Analisando o quadro, constatou-se que a principal causa dos descartes de poluentes é a ocupação inadequada das comunidades que habitam as áreas que rodeiam o ASA. Assim, faz-se necessário a relocação das populações próximas, tal como a educação ambiental para que a comunidade ribeirinha aja de maneira consciente e perpetue a conservação do ecossistema o qual estão inseridos. Contudo, sabe-se que a retirada das ocupações irregulares é um processo complexo, portanto, caso haja a impossibilidade do afastamento, é preciso a regularização das áreas que contornam o açude e uma eficaz educação socioambiental, de maneira análoga as realizadas pelo o projeto Açude Vivo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva, D. G., & Nunes, A. B. de A. (2017). ANÁLISE DO PROJETO AÇUDE VIVO E A LUTA PELO SANEAMENTO BÁSICO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4506. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29530
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.