APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS SETE PERDAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
Resumo
APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS SETE PERDAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA A necessidade de identificar mecanismos com o objetivo de reduzir desperdícios, custos e, consequentemente, aumentar a competividade da Toyota Company, foi um relevante fator responsável para Taiichi Ohno, consultor dessa empresa, desenvolver a metodologia das 7 Perdas do Sistema Toyota de Produção. Essas perdas são: superprodução, quando se produz mais que o necessário; transporte, porque essa atividade que não agrega valor ao produto ou ao serviço; processamento, ocorre quando são executadas atividades desnecessárias durante esse processo; movimentações, as quais estão relacionadas aos movimentos desnecessários de alunos e funcionários; espera, esta está relacionada ao desperdício de tempo e perda por defeitos. Sob essa óptica, a partir da análise da vivência dentro da Universidade, de observações individuais e conversas com os stakeholders, este trabalho busca identificar as perdas existentes no processo educacional do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal do Ceará e propor melhorias para reduzi-las. Nesse prisma, foram identificadas, por exemplo, perdas que permeiam vários cursos, como a perda durante a espera pelo resultado do processo de aproveitamento de disciplinas, que, por vezes, causa significativos prejuízos aos alunos. Dessa forma, de modo geral, pode-se perceber que o presente estudo tem potencial de agregar valor a UFC, por meio da melhoria de alguns processos, tomando-a mais eficiente e sustentável, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados dessa Instituição.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Fernandes Teixeira, I. P., & Jaguaribe Pontes, H. L. (2017). APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS SETE PERDAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4508. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29532
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
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