APLICAÇÃO DO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA QUÍMICA
Resumo
O método “Problem Based Learning” (Apredizagem Baseada em Problemas) tem como principais características o aluno como centro da aprendizagem e ser organizado em torno de problemas, buscando fazer com que o aluno construa seu próprio conhecimento a partir de suas experiências de vida e estudos. Nas aplicações de 2017, trabalhou-se com problemas em uma indústria de leite e derivados para motivar os alunos a interagir (garantindo habilidade de comunicação), questionar e desenvolver raciocínio lógico e crítico. Os objetivos gerais do projeto são: aproximar os estudantes do contexto profissional, desenvolvendo maior consciência em relação a questões sociais, ambientais, econômicas e legais; mostrar, de modo prático, que o exercício da engenharia envolve muito mais do que problemas físicos, químicos e matemáticos; desenvolver a capacidade de resolver os problemas de maneira rápida e efetiva nos alunos da graduação. Para alcançar os objetivos, foram propostas três situações-problema em ordem crescente de complexidade, nas quais os alunos precisavam encontrar as possíveis causas dos problemas e suas soluções. Nos problemas foram abordados temas como: logística e validade do produto, balanço de massa e crescimento microbiano, que permitiram o trabalho com questões discursivas e utilização de cálculo. Após a aplicação dos problemas, foram repassados formulários entre os alunos para avaliar a atividade e também foram expostos e discutidos os resultados em sala de aula. Analisando as respostas aos formulários, pôde-se perceber a aceitação dos alunos que se sentiram estimulados a participar ativamente das atividades, pois consideraram que as mesmas os ajudaram a desenvolver trabalho em equipe, capacidade analítica, conhecimento técnico, liderança e responsabilidade socioambiental. Portanto, a aplicação do método favoreceu a capacidade de solucionar problemas de maneira lógica e criativa dos alunos de engenharia química, bem como desenvolveu suas habilidades interpessoais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Leite Moura, P. R., Vasconcelos, M. M. de S., Oliveira de Castro, V. A., Alcântara, T. R., Marques Cartaxo, S. J., & Marques Cartaxo, S. J. (2017). APLICAÇÃO DO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4509. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29533
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.