AS TRÊS CRÍTICAS DE KANT
Resumo
O pet filosofia nas suas atribuições de realizar atividades na área de pesquisa, ensino e extensão, promoveu a leitura das obras do filósofo alemão Immanuel Kant. A escolha deste se deve a sua importância na historia da filosofia, considerado o principal da era moderna. Sua contribuição se realizou principalmente na área da epistemologia com a teoria do idealismo transcendental, na qual se combinou duas teorias existentes, o empirismo e o racionalismo. A partir de reuniões em grupo, foi feita uma análise dos textos, sendo realizada uma divisão de leitura a cada membro. A pesquisa foi supervisionada e orientada pela tutora professora Maria Aparecida Montenegro. A convite do Pet filosofia, para um aprofundamento e enriquecimento dos estudos, um especialista em filosofia kantiana, o professor Kléber Amora. Começando pela Critica da razão pura, foi discutida a problemática do conhecimento, onde o filósofo irá propor uma união entre duas teorias do conhecimento, a empirista, que se baseia no saber através das sensações e a racionalista onde o conhecimento é captado pelo pensamento, a partir de uma síntese destas, será formulado uma epistemologia transcendental. Já na Crítica da razão prática o tema foi a moral e as suas condições de possibilidade, com uma visão universalista através de um imperativo categórico a todos os sujeitos. Na terceira critica se discutiu os limites do nosso conhecimento, levando em conta não somente a faculdade da razão, mas também a memória e os sentimentos. O pet filosofia proporcionou a seus participantes um conhecimento abrangente e aprofundado desse filósofo que sempre está relacionado a qualquer tipo de projeto no curso de filosofia, seja ela pesquisa , ensino ou extensão, possibilitando uma ótima ferramenta para suas carreiras acadêmicas. Foi possível um aprofundamento de textos densos e de difícil compreensão, sobre um filósofo de extrema importância no currículo do curso de filosofia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pereira, W. B., Renan Soares Esteves Marina Felipe de Oliveira Costa, L. O. de L., & Montenegro, M. A. de P. (2017). AS TRÊS CRÍTICAS DE KANT. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4511. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29535
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.