ATIVIDADE HORTA NAS ESCOLAS
Resumo
A educação ambiental é uma das temáticas de maior relevância que devem ser adquiridas pelas crianças. Descobrir sua ligação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no meio ambiente deve ser atividade essencial na educação ambiental. Além disso, preocupar-se também com a alimentação saudável, é importante, diante da diversidade de produtos industrializados que são ingeridos diariamente. Sabendo dessa importância, o grupo PET-Agronomia inseriu em seu plano de atividades para 2017 uma parceria com a Escola José Júlio da Ponte tomando como ação a implantação de horta didática, assim como o acompanhamento didático dessa atividade. Desta maneira objetivou-se com essa atividade repassar informações da área agronômica para as crianças e ter a oportunidade de também trocar conhecimentos. Para isso, são realizadas visitas quinzenais dos bolsistas à escola, no período das 7:30 as 9:20 da manhã, às sextas-feiras, onde são ministradas tópicos relacionados a temática da horta, para uma turma de 30 crianças. Os bolsistas atuam em parceria com o professor da disciplina de Ciências da própria escola, que também aborda o tema em semanas alternadas. O projeto funciona como uma disciplina eletiva, onde ao fim do semestre, as crianças poderão participar da implantação da horta e sua consequente manutenção. Diante disso, percebe-se o aprendizado dos bolsistas no convívio com a comunidade mediante a troca de conhecimentos e a oportunidade de ofertar aulas sobre assuntos da área agronômica. Desse modo os mesmos adquirem experiências para lidar com público de fora da Universidade, assim como aplicar o conhecimento do ambiente acadêmico, auxiliando os futuros alunos do ensino superior.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Moreira, J. V., Oliveira, F. S., Aragão, J., Oliveira, M. P., Silva Vasconcelos, W. A., & Campos de Magalhaes Bertini, C. H. (2017). ATIVIDADE HORTA NAS ESCOLAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4512. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29536
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.