ATIVIDADES LÚDICAS COMO MEIO DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Naele Coelho da Rocha
  • Renata Cândido Carvalho
  • Ana Karolina Rodrigues de Almeida
  • Ana Kamila Medeiros Lima
  • Patrícia Victória Lima Lindolfo
  • Maria Izabel Gallao

Resumo

O presente trabalho tem como método de estudo a avaliação das atividades desenvolvidas durante o Curso de Férias (CF) realizado pelo PET Biologia UFC, que ocorreu entre os dias 13 à 17 de fevereiro de 2017, tendo como público alunos do ensino médio das escolas públicas do estado do Ceará. O CF organizado pelo PET/Biologia tem o intuito de promover atividades que trabalhem o espírito participativo, criativo e independente dos alunos. As avaliações realizadas seguiram padrões que buscaram explorar a criatividade e interação dos alunos. Essa forma de avaliação não só levou em questão a compreensão do conteúdo biológico apresentado durante o curso, mas também do nível de engajamento e interesse nas atividades que obtiveram maior aceitação pelos estudantes, sendo possível assim receber um feedback para o que foi proposto. A explicação da avaliação, sorteio dos temas e divisão das equipes foram feitas no primeiro dia do CF, e ao longo da semana os alunos foram auxiliados pelos petianos na elaboração das atividades. As apresentações foram realizadas no encerramento do CF. As metodologias utilizadas para a avaliação abordaram diversas estratégias, cada uma focada em um tema que foi trabalhado durante o CF, sendo elas: Cordel – Problemática da poluição do Açude Santo Anastácio, Música – Métodos contraceptivos, Teatro – HIV e o preconceito, Divulgação Científica – Curiosidades descobertas pelos próprios alunos ao longo das atividades do CF, e Jogo – Quiz com perguntas gerais sobre biologia. As atividades promoveram um clima amistoso e mostrou-se um ótimo método avaliativo, não só promovendo o trabalho em equipe, mas também otimizando o protagonismo de cada aluno. Foi também possibilitado uma maior autonomia, pois eles puderam expressar de forma livre aquilo que foi absorvido, o que trouxe mais confiança naqueles que estavam sendo avaliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Coelho da Rocha, N., Carvalho, R. C., Rodrigues de Almeida, A. K., Medeiros Lima, A. K., Lima Lindolfo, P. V., & Gallao, M. I. (2017). ATIVIDADES LÚDICAS COMO MEIO DE AVALIAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4513. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29537

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial