ATIVIDADES LÚDICAS COMO MEIO DE AVALIAÇÃO
Resumo
O presente trabalho tem como método de estudo a avaliação das atividades desenvolvidas durante o Curso de Férias (CF) realizado pelo PET Biologia UFC, que ocorreu entre os dias 13 à 17 de fevereiro de 2017, tendo como público alunos do ensino médio das escolas públicas do estado do Ceará. O CF organizado pelo PET/Biologia tem o intuito de promover atividades que trabalhem o espírito participativo, criativo e independente dos alunos. As avaliações realizadas seguiram padrões que buscaram explorar a criatividade e interação dos alunos. Essa forma de avaliação não só levou em questão a compreensão do conteúdo biológico apresentado durante o curso, mas também do nível de engajamento e interesse nas atividades que obtiveram maior aceitação pelos estudantes, sendo possível assim receber um feedback para o que foi proposto. A explicação da avaliação, sorteio dos temas e divisão das equipes foram feitas no primeiro dia do CF, e ao longo da semana os alunos foram auxiliados pelos petianos na elaboração das atividades. As apresentações foram realizadas no encerramento do CF. As metodologias utilizadas para a avaliação abordaram diversas estratégias, cada uma focada em um tema que foi trabalhado durante o CF, sendo elas: Cordel – Problemática da poluição do Açude Santo Anastácio, Música – Métodos contraceptivos, Teatro – HIV e o preconceito, Divulgação Científica – Curiosidades descobertas pelos próprios alunos ao longo das atividades do CF, e Jogo – Quiz com perguntas gerais sobre biologia. As atividades promoveram um clima amistoso e mostrou-se um ótimo método avaliativo, não só promovendo o trabalho em equipe, mas também otimizando o protagonismo de cada aluno. Foi também possibilitado uma maior autonomia, pois eles puderam expressar de forma livre aquilo que foi absorvido, o que trouxe mais confiança naqueles que estavam sendo avaliados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Coelho da Rocha, N., Carvalho, R. C., Rodrigues de Almeida, A. K., Medeiros Lima, A. K., Lima Lindolfo, P. V., & Gallao, M. I. (2017). ATIVIDADES LÚDICAS COMO MEIO DE AVALIAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4513. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29537
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.