AÇÃO SOCIAL DE PROMOÇÃO À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução O conceito de saúde é complexo, envolvendo vários aspectos da vida humana e sua interação com o meio. A Organização Mundial de Saúde (1946), define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença. No Brasil, o Dia Nacional da Saúde é comemorado em 05 de agosto, data criada em 1967 pelo Ministério da Saúde, a fim de sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde. Com isso, o Programa de Educação Tutorial do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará realizou uma ação social alusiva a essa data. Objetivo Relatar a experiência do grupo PET Enfermagem UFC em uma ação social. Métodos Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por integrantes do grupo PET Enfermagem sobre a ação social realizada no Shopping Benfica, em Fortaleza, no dia 05 março de 2017 em comemoração ao Dia Nacional da Saúde. Durante quatro horas o grupo ofereceu serviços de aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica, orientações sobre hipertensão, câncer de pele e promoção do autocuidado. As orientações foram feitas com banner, folders sobre câncer de pele e hipertensão e amostras de fotoprotetores. Resultados Cerca de 40 pessoas tiveram acesso à mensuração de dados antropométricos, aferição de pressão arterial e orientações. A maior parte do público interessou-se pela aferição de pressão arterial. Os dados obtidos nos procedimentos realizados foram registrados no material tipo folder, que foi entregue aos participantes, e esses puderam tirar dúvidas e receber orientações. Conclusão A avaliação da atividade foi feita através do discurso dos participantes, que se mostraram muito satisfeitos com os serviços ofertados. A educação em saúde deve ser uma prática valorizada e, para isso, também deve estar acessível à população. Atividades como esta reforçam a importância do papel social que o Programa de Educação Tutorial desenvolve.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lopes, G. F., Cristina de Souza, I., Santos de Castro, J. V., Costa, J. da S., Moura Barbosa Castro, R. C., & Aquino, P. de S. (2017). AÇÃO SOCIAL DE PROMOÇÃO À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4520. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29544
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.