CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O ensino da geometria espacial, principalmente no contexto de baixa disponibilidade de recursos didáticos do ensino público brasileiro, mostra-se pouco eficiente por exigir maior esforço dos docentes e ainda não garantir a compreensão do assunto em questão por parte dos discentes, visto que, na maioria das vezes, são utilizados desenhos em duas dimensões durante a explanação de tal assunto, o que demanda maior capacidade de abstração dos alunos. Diante de tal panorama, o projeto Geometria Solidificada (GEOSOL) foi idealizado pelo PET de Engenharia Mecânica UFC com o objetivo de contribuir para a aprendizagem de geometria espacial dos alunos do Ensino Médio da rede pública. Para isso, será confeccionado e entregue à escola parceira um Kit com material manipulável representando os sólidos geométricos mais requisitados no estudo da geometria espacial a fim de serem utilizados como material de apoio para o ensino de tal assunto. Nesse contexto, este trabalho aborda as etapas relacionadas à construção do material de apoio. A fase inicial do projeto consiste na escolha do material em conjunto com o método de fabricação das peças. Os critérios relativos essa análise foram: preço, durabilidade do material e praticidade de construção e manuseio. Posteriormente, com o auxílio de uma professora da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Júlia Giffoni, primeira escola parceira do projeto, foram selecionados os sólidos geométricos de maior significância didática para compor o kit. A melhor opção para a construção do material manipulável foi a impressão 3D em ABS devido ao menor preço do material e à melhor relação entre praticidade de construção e durabilidade da manufatura aditiva. Após construção das peças para formar o Kit, serão realizadas as outras etapas do GEOSOL, entrega do Kit e o acompanhamento do uso do material de apoio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Fontenele, W. P., Cipriano Santos, L. L., & Filho, C. de O. C. (2017). CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4530. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29554
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.