CONTRIBUIÇÕES DO PET PEDAGOGIA NA CONSTITUIÇÃO DE NOVOS SABERES DE PROFESSORAS SEM FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PEDAGOGIA
Resumo
O presente trabalho integra o projeto de extensão PET Pedagogia - Sonhar, Acreditar e Realizar (SOAR), que foi elaborado no início de 2017 constituindo-se como um dos projetos do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Busca-se compreender qual a concepção que as professoras da instituição Cristo é Vida possuem sobre o papel do professor no processo de aprendizagem das crianças. A curiosidade surgiu a partir da identificação de que os sujeitos dessa pesquisa não possuem formação em Pedagogia, e ao cumprir com suas atividades diárias, sentem-se desafiadas no que diz respeito ao reforço escolar junto às crianças. Com base nas ideias de Vilela (2000, p.02) entende-se o professor como aquele que exerce um papel que vai além da aplicação de estratégias de docência ou do conhecimento que deve ser transmitido. O professo é agente social com um papel socialmente definido e que, portanto, tem comprometimento com os processos educativos. Assim, pode ser considerado em vários aspectos: subjetividade, características pessoais, valores, cultura, talentos e habilidades. Diante desta concepção, esta análise utilizou-se das experiências de convívio entre as professoras da instituição, numa abordagem etnográfica (Chizzotti, 2006) a fim de contrastar concepções. Foram mensalmente realizadas reuniões de grupos focais, além de anotações nos diários de campo, que nos permitiu, por meio de dinâmicas e discussões de textos, angariar informações para responder ao questionamento de interesse desta pesquisa. Chegou-se à conclusão de que as professoras da instituição atribuem ao professor um grande valor social e resumem seu papel com os seguintes termos: “Compromisso”, “entrega”, “ensinar”, “acreditar” e “construir”. Todos os dados foram compilados e a partir desses encontros serão empregados na elaboração de novos planejamentos para o segundo semestre de 2017, visando a articulação dos textos na contribuição para a formação dessas professoras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rodrigues, A. de S. A., Jessika de Medeiros, A., Soares do Vale, A., Dantas dos Santos, G., & Porto, B. de S. (2017). CONTRIBUIÇÕES DO PET PEDAGOGIA NA CONSTITUIÇÃO DE NOVOS SABERES DE PROFESSORAS SEM FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PEDAGOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4532. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29556
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.