CURSO DE ADUBAÇÃO: ADUBANDO COM EFICIÊNCIA
Resumo
Dentre os fatores que afetam a produtividade das culturas, a adubação é um dos alicerces a ser levado em consideração no planejamento agrícola, implicando em consequências positivas ou negativas ao final do ciclo, e isto depende do manejo de adubação a ser utilizado, por isto é justificável ser uma das etapas fundamentais para a produção. Uma adubação bem equilibrada é uma prática de manejo fundamental para que se possa explorar o máximo potencial das culturas e com o avanço das tecnologias, como as empregadas/usadas na agricultura de precisão, tem-se uma redução de gastos desnecessários por parte do produtor. Partindo desse pressuposto o Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia – UFC ofertou, no período de abril de 2017, um curso de adubação para a comunidade acadêmica, visando suprir a demanda deste aspecto fundamental para o engenheiro agrônomo. Os respectivos assuntos foram abordados no curso: Conversões de unidades e cálculo de calagem e gesagem; Correções de macronutrientes no solo e reações entre adubos; Formulação e recomendação de adubação; Recomendação e interpretação do manejo da adubação; Utilização de softwares na adubação e; Recomendação de adubação para diversas culturas. Devido a importância de uma recomendação de adubação técnica, precisa e consciente por parte do engenheiro ou técnico responsável, visto que qualquer erro nesta etapa da produção, pode provocar perdas imensuráveis ao produtor, o curso teve alta adesão dos participantes, havendo momento para troca de experiências, o que contribuiu bastante para o enriquecimento do curso. Deste modo a avaliação dos participantes foi bastante positiva em relação ao conteúdo abordado e a metodologia utilizada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva Vasconcelos, W. A., Silva, B. do N., Oliveira, F. S., Silva, N. R., & Campos de Magalhaes Bertini, C. H. (2017). CURSO DE ADUBAÇÃO: ADUBANDO COM EFICIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4535. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29559
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.