DESCOMPLICANDO O ECONOMÊS
Resumo
A atividade “Descomplicando o Economês” tem como finalidade a realização de discussões temáticas no âmbito da Ciência Econômica, alinhando-as às explicações didáticas e expositivas relacionadas aos assuntos tratados. Ocorrem no mínimo dois encontros por ano, sendo pelo menos um a cada semestre. São selecionados artigos e reportagens sobre assuntos atuais de Economia e posteriormente realizadas explicações a respeito dos conteúdos do texto, com base nas teorias econômicas, procurando acompanhar o nível de conhecimento do público e esclarecer os textos abordados.Dessa forma, a atividade tem o objetivo de atrelar os conhecimentos adquiridos em sala de aula aos vistos cotidianamente nos meios midiáticos, procurando ajudar os estudantes (especialmente dos primeiros semestres) na compreensão de reportagens ou artigos que envolvam teorias econômicas vistas durante o curso.Quanto à metodologia, uma semana antes da realização o evento é divulgado para os estudantes, via Facebook e exposição em salas. No encontro ocorre uma apresentação de seminários com o objetivo de esclarecer os assuntos abordados pelos artigos ou reportagens escolhidos. Posteriormente, ocorre o esclarecimento de possíveis dúvidas e discussão entre os participantes. Como resultado, observa-se que a leitura e discussão de textos com temáticas relevantes para um estudante de Economia estimula sua análise crítica e o hábito de leitura e escrita, além de propiciar aos participantes da atividade uma complementação do conteúdo teórico oferecido na graduação. Portanto, a atividade “Descomplicando o Economês” é relevante para os alunos que ingressam na universidade, possibilitando o entendimento da aplicação do conhecimento ao cotidiano, observando através de notícias atuais os assuntos que são abordados em sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Mota de Sousa, L., Rabelo, I. de S., Barreto, J. de M., & Pereira, R. A. de C. (2017). DESCOMPLICANDO O ECONOMÊS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4540. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29564
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.