DIMENSIONAMENTO DAS VAGAS DE UM SISTEMA DE COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS A PARTIR DO USO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA
Resumo
O problema de reposicionamento de um sistema de compartilhamento de bicicletas foi primeiramente apresentado, em uma formulação mais simples, por Forma et al. (2013). Seguindo esta mesma linha, Fricker, Gast e Mohamed (2012) usaram uma abordagem analítica para mostrar, por exemplo, que um sistema de compartilhamento perfeitamente balanceado tem o número de bicicletas igual à metade da capacidade total. Diante disso, identificou-se a oportunidade de elaborar um estudo na área de Pesquisa Operacional a fim de distribuir o número total de posições para alocação de bicicletas, de forma a diminuir a probabilidade de um usuário chegar na estação e não encontrar uma bicicleta disponível. Este trabalho utilizou um modelo de programação linear implementado no solver de otimização CPLEX e foi aplicado no sistema de compartilhamento de bicicletas do município de Fortaleza/CE. Para isso foram necessários dados como a quantidade de viagens realizadas pelos usuários do sistema no mês de maio de 2017 em cada estação e o número total de posições de todas as estações. Esses dados foram fornecidos pelo Grupo Serttel, empresa responsável pelo sistema de compartilhamento de bicicletas de Fortaleza. No resultado obtido com o modelo, a probabilidade total de um usuários não encontrar uma bicicleta na estação é de aproximadamente 1.123E-006 e o número total de posições alocadas nas estações é exatamente igual ao disponível de 994.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Fossile, M. G., Freitas, L. B., & Jaguaribe Pontes, H. L. (2017). DIMENSIONAMENTO DAS VAGAS DE UM SISTEMA DE COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS A PARTIR DO USO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4544. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29568
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.