DISCUSSÃO DE ARTIGOS COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Autores

  • Maria Luiza Borges Morais
  • Gabriel Medeiros Nobre
  • Luiza Vitória Silva de Sousa
  • Ana Clara Correia Aragão
  • Maria das Gracas Gomes

Resumo

Artigos científicos constituem-se em uma importante ferramenta para o desenvolvimento de novos conhecimentos e como consequência auxilia nas diretrizes curriculares, que requerem dos estudantes competências na área de pesquisa, disseminação de informações, formas de expressão e comunicação. No entanto, essa ferramenta ainda é pouco empregada em sala de aula na formação dos graduandos. Em virtude disso, o grupo PET-Química da Universidade Federal do Ceará desenvolve uma atividade semanal denominada “Discussão de Artigos”. Nesta cada bolsista seleciona um artigo de sua preferência, seja ele em idioma nacional ou estrangeiro, da área da química ou correlata, de caráter político ou social. O artigo é disponibilizado a todo o grupo e este tem uma semana para ler e refletir sobre o artigo. A leitura é orientada no sentido de que os discentes possam conhecer a metodologia empregada na escrita levando em consideração as normas adotadas no meio científico e ampliar os horizontes na área de Química e assuntos diversos fazendo sua própria pesquisa bibliográfica. A discussão permite o exercício de se expressar em grupo, promove o aperfeiçoamento das habilidades de escrita, comunicação oral em linguagem científica como também a formação do senso crítico. A troca de experiências de leituras individuais, promovem o conhecimento coletivo necessário a um grupo e preparam os integrantes do PET para interpretar, escrever e publicar artigos nas diversas áreas, nos mais variados meios de divulgação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Borges Morais, M. L., Nobre, G. M., Silva de Sousa, L. V., Correia Aragão, A. C., & Gomes, M. das G. (2017). DISCUSSÃO DE ARTIGOS COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4545. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29569

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial