EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ENFOQUE NO SANEAMENTO BÁSICO ATRAVÉS DE ABORDAGEM LÚDICA EM ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Thais Carvalho de Abreu
  • Romilson Moreira da Costa
  • Ana Barbara de Araujo Nunes

Resumo

Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º, entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo,essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." Anteriormente, a abordagem do ensino de educação ambiental pelo PET Engenharia Ambiental era realizada através de slides, com foco em resíduos sólidos.Através de uma parceria com o PET Pedagogia, foi desenvolvido um projeto piloto sob uma nova perspectiva de ensino, com o uso de meios mais lúdicos e a extensão do assunto do projeto para a questão do saneamento básico como um todo, abordando-se as temáticas: drenagem urbana, água, esgoto e resíduos sólidos, em escolas de redes públicas que se localizam próximas à universidade (Campus Pici). A metodologia utilizada foram quatro aulas de duração de cinquenta minutos, realizadas semanalmente ministradas por duplas, e uma culminância, que consistiu em um jogo de tabuleiro humano em que foram realizadas perguntas sobre os assuntos abordados em sala de aula. Durante a aula sobre água, apresentou-se um filtro simples com diferentes granulometrias; na aula sobre esgoto foi exposto um sistema simplificado das fases de tratamento do esgoto, na aula de resíduos sólidos realizou-se uma dinâmica em que os alunos distribuíram diferentes resíduos de acordo com seu material, na aula de drenagem uma maquete buscava demonstrar a importância da drenagem, e como os resíduos sólidos dispostos nas ruas indevidamente atrapalham sua eficiência.Com a mudança de metodologia mais lúdica e com a aplicação dos conhecimentos da realidade dos alunos, observou-se uma maior participação dos estudantes durante as aulas, tornando assim a conscientização mais efetiva sobre as conseqüências de nossas ações sobre o meio ambiente e vice-versa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Carvalho de Abreu, T., Moreira da Costa, R., & Nunes, A. B. de A. (2017). EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ENFOQUE NO SANEAMENTO BÁSICO ATRAVÉS DE ABORDAGEM LÚDICA EM ESCOLA PÚBLICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4547. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29571

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial