ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS RESIDENCIAL GUADALAJARA: ANÁLISE HISTÓRICA
Resumo
O tratamento de esgotos consiste na remoção física, química ou biológica dos microorganismos e poluentes presentes no esgoto objetivando devolvê-lo ao meio ambiente na forma de água tratada. As lagoas de estabilização são consideradas uma forma mais simples de tratamento de esgotos, e pode ser utilizada em diversas configurações, sendo também um dos métodos operacionais mais baratos. As configurações de lagoas mais comuns são: Lagoas Facultativas, Lagoas Anaeróbias seguidas por facultativas, lagoas aeradas facultativas, lagoas aeradas de mistura completa seguidas de decantação e as lagoas e maturação. O objeto de estudo deste trabalho foi a estação de tratamento de esgotos Residencial Guadalajara. Localizada no município de Caucaia, essa lagoa foi projetada em série, sendo o percurso: lagoa anaeróbia, lagoa facultativa seguida por três lagoas de maturação. Como qualquer outro sistema de tratamento, este deve atender a parâmetros determinados por lei, caso contrário, a saúde das pessoas é posta em risco. O trabalho teve como foco fazer um histórico de dois dos parâmetros analisados mensalmente pela concessionária, foram eles: os sólidos suspensos totais e a demanda química de oxigênio. A análise dos parâmetros foi feita comparando-os com os padrões de lançamento da Resolução Coema Nº02/2017. Dessa forma foi elaborado um histórico do percentual de vezes em que os parâmetros atenderam aos padrões de lançamento e a partir desse histórico, foi possível perceber que esses dois parâmetros atenderam os padrões 100% das vezes no intervalo de tempo analisado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Maia de Freitas, A. D., & Nunes, A. B. de A. (2017). ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS RESIDENCIAL GUADALAJARA: ANÁLISE HISTÓRICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4552. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29576
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.