FATORES DE DISCLOSURE DOS RELATÓRIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Autores

  • Victor Daniel Vasconcelos
  • Vicente Lima Crisostomo

Resumo

A divulgação de relatórios de sustentabilidade vem ganhando relevo e em décadas recentes as empresas começaram a ser cobradas não somente por seu desempenho econômico-financeiro, mas também por uma conduta responsável no relacionamento com seus diversos stakeholders e o meio ambiente e por sua preocupação com sustentabilidade. A Global Reporting Initiative (GRI) tem um papel relevante neste processo e já conta com a adesão de muitas empresas em todo o mundo. O objetivo deste trabalho é verificar quais fatores influenciam o índice de qualidade de disclosure. Analisou-se o conteúdo dos itens do relatório, atribuindo-se os valores 0, 1 e 2, para, respectivamente, não divulgação da informação, divulgação parcial e divulgação total de informação. O índice correspondente à média da soma destes pontos corresponde ao grau de disclosure. Faz-se uma avaliação descritiva do índice de disclosure e sua evolução ao longo do período 2003-2015 para uma amostra de 452 observações anuais de empresas. Estima-se um modelo que tem como variável dependente o índice de disclosure e como variáveis independentes o nível de risco ambiental do setor (empresa com mais elevado impacto ambiental ou não), adotar diretrizes GRI, disponibilizar relatório integrado, rentabilidade, liquidez e tamanho. Os resultados indicam que empresas de setores com mais elevado impacto ambiental tendem a ter um maior índice de disclosure, assim como as empresas que seguem às diretrizes GRI. Do mesmo modo, empresas de setores com mais elevado impacto ambiental e de maior tamanho apresentam um maior grau de divulgação que às demais.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Vasconcelos, V. D., & Crisostomo, V. L. (2017). FATORES DE DISCLOSURE DOS RELATÓRIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4561. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29585

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial