IMPACTOS DAS CIANOBACTÉRIAS NAS ETAPAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA
Resumo
Diversos mananciais utilizados para a captação de água para estações de tratamento (ETAs) encontram-se em processo de eutrofização acelerado, apresentando sucessivos eventos de florações de cianobactérias, acarretando diversos problemas operacionais nas ETAs. O presente trabalho tem como objetivo investigar os impactos causados por esses organismos ao longo das etapas que compõem o processo de tratamento de água, tendo em vista que as cianobactérias são produtoras de metabólitos secundários, também conhecidos como cianotoxinas, que podem ocasionar problemas à saúde humana podendo levar até a morte. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as etapas e foi analisado que, na etapa de coagulação de águas in natura com elevadas densidades de células de cianobactérias observa-se o aumento do consumo de produtos químicos (coagulantes e auxiliares de coagulação). Na clarificação utilizando unidades de decantação ocorre baixa sedimentabilidade dos flocos formados durante a floculação, reduzindo assim a eficiência desta etapa do processo. Na etapa de filtração observa-se rápida colmatação das unidades e redução das carreiras de filtração, promovendo maiores gastos com lavagem dos filtros. As etapas de oxidação (pré ou inter) e desinfecção podem ocasionar o aumento da demanda de cloro na desinfecção, e possível lise das células de cianobactérias com liberação de cianotoxinas e maior possibilidade de formação de trihalometanos (THMs) comprometendo seriamente a qualidade da água produzida e ocasionando grandes riscos à saúde humana. Portanto, tendo em vista todos os problemas enfrentados pelas ETAs para efetuar o tratamento de águas de reservatórios eutrofizados nota-se um aumento no custo do tratamento, bem como riscos que podem comprometer a segurança sanitária das populações abastecidas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Albuquerque, S. M., Oliveira Almeida, A. S., & Nunes, A. B. de A. (2017). IMPACTOS DAS CIANOBACTÉRIAS NAS ETAPAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4567. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29591
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.