O ESTUDO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA
Resumo
Durante quase toda a vida acadêmica conhecemos autores europeus estudando aspectos da sociedade, economia, política, cultura sob a perspectiva da sociedade europeia. Apesar de seus estudos serem clássicos das Ciências Sociais, onde seu pensamento mantém atual diante as conjunturas sociais e passíveis de análise em outras sociedades e culturas, é preciso ultrapassar as fronteiras europeias e entrar na nossa fronteira: a América Latina. Existe a latente necessidade do estudo das Ciências Sociais voltado para a perspectiva social, cultural e política latino-americana. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho é expor autores e ideias pertinentes a realidade social, política e cultural da América Latina. A metodologia de pesquisa deste trabalho se dá basicamente através de levantamento bibliográfico, cujas fontes serão artigos, livros, teses e dissertações, com o intuito de encontrar os principais trabalhos e temáticas que dizem respeito à América Latina. Este trabalho busca ter como resultados, a partir da exposição de autores e estudos latino-americanos, fomentar o debate do estudo da América Latina, refletir sobre o desafio de se consolidar os estudos de autores, teorias e análises tendo como enfoque principal a América Latina nas perspectivas social, política, econômica e cultural. Por fim, este trabalho busca trazer o debate sobre alternativas ao eurocentrismo nas Ciências Sociais, onde ainda não conseguimos consolidar estudos, teorias e autores que estejam além da temática europeia, ampliando assim, os campos teóricos das Ciências Sociais, promovendo a maior compreensão da sociedade latino-americana a partir de seus processos históricos, sociais e políticos.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ezequiel, L. C., Santiago, J. G., Batista, L. N., & Xavier de Holanda, F. U. (2017). O ESTUDO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4589. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29613
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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