O PAPEL DA MONITORIA EM METODOLOGIA CIENTIFICA E TECNOLÓGICA AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS E PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Andrea Gisele Limeira Paz
  • Gisele Azevedo de Araújo Freitas
  • Ana Barbara de Araujo Nunes

Resumo

Metodologia Científica e Tecnológica é uma disciplina obrigatória do primeiro ano do curso de Engenharia de Energias e Meio Ambiente, ofertado pela Universidade Federal do Ceará. Essa disciplina possui carga horária de 32 horas, contemplando aulas expositivas e práticas, sendo seu objetivo principal propor métodos, técnicas e orientações que possibilitem pesquisar, coletar, organizar, interpretar dados e elaborar documentos de modo a se aproximar o máximo possível à realidade fora da universidade, tornando assim, os estudantes, aptos a desenvolver pesquisas e produções científicas ou técnicas de qualidade no ensino superior. A disciplina tem sua metodologia de avaliação dividida em duas etapas, onde a primeira consiste na elaboração de um plano de projeto, e a segunda consiste na elaboração de um artigo científico, culminando na apresentação para uma banca de professores avaliadores. A monitoria, dentro do contexto universitário, contribui para uma formação mais completa do estudante, proporcionando a oportunidade da ampliação de experiências e desenvolvimento da docência e da formação técnica e científica. A monitoria da disciplina de Metodologia Científica e Tecnológica buscou oferecer esclarecimento e orientação na busca de material científico em periódicos ou na internet relacionados aos temas específicos, no emprego de referência dos materiais, na ajuda com a oratória e dicas de apresentação, e na orientação da construção do artigo final. Ao final da disciplina foram escritos 12 artigos por equipes diferentes nas áreas de Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Petróleo e Engenharia Ambiental. Ao final da disciplina, foram escritos 12 artigos, escritos por diferentes equipes, nas áreas de Energias Renováveis, Ambiental e Petróleo. A orientação extraclasse possibilitou maior envolvimento dos estudantes pela confecção dos artigos, proporcionando maior aprendizado e melhoria dos artigos e documentos técnicos de melhor qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Limeira Paz, A. G., Freitas, G. A. de A., & Nunes, A. B. de A. (2017). O PAPEL DA MONITORIA EM METODOLOGIA CIENTIFICA E TECNOLÓGICA AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS E PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4592. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29616

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial