O PET ENGENHARIA QUÍMICA COMO FACILITADOR NO APRENDIZADO DA LINGUAGEM PYTHON
Resumo
O Python é uma linguagem de programação bastante utilizada na área das Engenharias, assim como MatLab, para realizar análises numéricas, modelagem de equações, etc. Na Engenharia Química ele possui várias aplicações, incluindo em algumas disciplinas a partir do segundo ano de curso como Métodos Matemáticos, Fenômenos de Transporte II, Princípios de Processos Químicos, Modelagem e Simulação. Pensando na importância de aprender essa linguagem para aprimorar os conhecimentos aprendidos no curso, o PET Engenharia Química iniciou o projeto em 2015 a fim de abordar conceitos introdutórios da linguagem que poderão ser utilizados durante a graduação. A duração do minicurso é de 8h e é realizado em dois sábados durante o primeiro semestre. O minicurso é ministrado utilizando a plataforma online Jupyter Notebook e é separado em três módulos que vão desde a interface gráfica da plataforma até exemplos mais aplicados ao curso. O projeto é administrado por um petiano coordenador e é ministrado também por um petiano. Assim, além de transmitir o conhecimento adquirido à graduação há também uma oportunidade para o petiano melhorar sua didática, oratória e também aprimorar seus conhecimentos na linguagem. O curso também conta com uma apostila produzida por petianos responsáveis a cada ano e esta é disponibilizada para os participantes do minicurso. Após o minicurso é passada uma pesquisa de satisfação para os participantes em relação à didática do professor e sobre os conhecimentos adquiridos durante o minicurso e, emitido um certificado de participação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rocha, G. de L., Soares, M. M. de M., Saldanha Fontenele, M. T., Rodrigues, M. S., Marques Cartaxo, S. J., & Marques Cartaxo, S. J. (2017). O PET ENGENHARIA QUÍMICA COMO FACILITADOR NO APRENDIZADO DA LINGUAGEM PYTHON. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4594. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29618
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.