OFICINAS DO GRUPO DE ESTUDOS DE JOGOS MUSICAIS PARA ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFC
Resumo
O presente trabalho busca compartilhar uma experiência a partir de oficinas realizadas pelo Grupo de Estudos de Jogos Musicais do Programa de Educação Tutorial (PET - Música) da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com PET Pedagogia da mesma instituição. Essa atividade nasceu a partir de uma demanda do PET Pedagogia UFC, que pretendia proporcionar aos alunos da Faculdade de Educação (FACED) um maior contato com as práticas musicais. Os encontros se deram mensalmente, a partir de Maio de 2017, nas dependências da própria Faculdade de Educação, no Campus do Benfica. Nas oficinas, os bolsistas do PET Música levaram jogos pedagógicos que possibilitam exercitar a coordenação motora, a noção de lateralidade, a percepção rítmica, concentração, prontidão, dentre outras capacidades cognitivas, a partir de diversas músicas do cancioneiro popular, que podem ser acompanhadas, ou não, por algum instrumento musical, como um violão ou um teclado. Após cada encontro os participantes dos encontros preenchem um formulário online, nos quais respondem a questões sobre as atividades aplicadas, a relevância delas em sala de aula, além de darem suas contribuições para tornar as oficinas mais produtivas, dando subsídios para o planejamento das oficinas subseqüentes. Até o presente, foi possível observar que o principal objetivo da oficina está sendo alcançado, uma vez os estudantes, que delas participam, tem se mostrado bastante entusiasmados com o projeto, a adesão às oficinas tem sido crescente, as contribuições têm sido cada vez mais ricas. Além disso, os estudantes da Pedagogia relatam que tem conseguido aplicar algumas atividades em sala de aula, nas escolas onde estagiam, contribuindo para uma presença mais forte da música na Escola Básica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Carvalho, M. V., Brito, J. O., Batista, M. de O., & Viana Junior, G. S. (2017). OFICINAS DO GRUPO DE ESTUDOS DE JOGOS MUSICAIS PARA ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4605. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29629
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.