OS DETERMINANTES DO CONSUMO COLABORATIVO

Autores

  • Nicolas Marques Fernandes Paiva
  • Pedro Felipe da Costa Coelho

Resumo

O crescimento da população mundial, alinhado com a busca incessante pelo constante desenvolvimento econômico e, consequentemente, o aumento no consumo de bens e serviços, configuram-se como fatores que potencializam a ruptura no equilíbrio ambiental, incitando questionamentos acerca dos problemas ambientais em âmbitos públicos, políticos e acadêmicos da sociedade. Uma vez identificadas as consequências causadas por práticas insustentáveis de consumo, desperta, na mente dos consumidores, uma necessidade de preservação ambiental, provocando alterações na relação entre esses e a natureza, promovendo, dessa forma, mudanças na percepção do atual modelo de consumo. Logo, surge a necessidade de buscar formas alternativas para tornar o processo de aquisição de bens e serviços mais ecologicamente e financeiramente sustentável. Assim, o Consumo Colaborativo (CC) aparece como uma alternativa, tendo como principal diretriz o conceito de utilidade de um determinado bem e não de pertencimento do mesmo, ou seja, nesse tipo de consumo o acesso é mais importante do que a propriedade. Existem determinantes que norteiam as práticas do CC, dessa forma, este estudo tem como objetivos identificar quais são esses fatores, além de analisar se há diferenciação de percepção entre os determinantes em tipo distintos de consumo colaborativo (B2C e C2C). Para tanto, será realizado um estudo de caráter descritivo, com a aplicação de questionário semiestruturado junto à uma amostra de usuários destes dois tipos de consumo colaborativo: um B2C (Bicicletar - compartilhamento de bicicletas) e outro C2C (AirBnb - compartilhamento de residências). Pela análise dos dados coletados, será possível identificar, de forma geral, quais são os principais determinantes que impulsionam as práticas do consumo colaborativo, além de comparar, entre os dois tipos distintos de consumo colaborativo, se há diferença de percepção desses fatores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Fernandes Paiva, N. M., & Coelho, P. F. da C. (2017). OS DETERMINANTES DO CONSUMO COLABORATIVO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4606. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29630

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial