PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E JUVENTUDES: IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES E CULTURA POLÍTICA BRASILEIRA
Resumo
A pesquisa “Participação política e juventudes: implicações na construção de subjetividades e cultura política brasileira” é uma atividade desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará; busca apreender os significados em torno da participação política da juventude brasileira, compreendendo as suas implicações subjetivas. A pesquisa surge ao voltar o olhar para o cenário político atual, marcado pelo descrédito nas instituições democráticas. Nesse contexto, a participação política, importante meio para a consolidação da democracia, é por vezes entendida apenas através da obrigatoriedade do voto, excluindo assim parcelas da juventude não votante. Contudo, a democracia faz-se também via formação de grupos juvenis não necessariamente vinculados a alguma instituição, isto é, por “um processo de vivência que imprime sentido e significado a um grupo ou movimento social” (GOHN, 2005, p.30). Nesse sentido, surge o questionamento: “Tendo em vista as dimensões subjetivas da participação política da juventude brasileira e suas diversas formas de expressão, quais as suas implicações para a construção de uma cultura política mais democrática?”. Atendendo a essa e outras questões está sendo realizada uma revisão de literatura sistemática, levantando trabalhos acadêmicos que buscam compreender os processos de participação política da juventude brasileira. Os critérios para seleção de trabalhos são: período entre 2005 até 2017; palavras-chave: psicologia política, atitudes políticas; juventude, participação política, subjetividade política, cultura política, democracia; bases de dados: Scielo, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e Google acadêmico. Esse levantamento está iniciando, tendo sido identificados até o momento 10 trabalhos, em análise preliminar, destacando-se aqueles que apresentam relatos de jovens acerca dos significados atribuídos aos seus posicionamentos políticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Fernandes, D. S., Coelho dos Santo9S, G. A., & Pires Germano, I. M. (2017). PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E JUVENTUDES: IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES E CULTURA POLÍTICA BRASILEIRA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4610. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29634
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.