PENSANDO A MARGINALIZAÇÃO RELEGADA A AMÉRICA LATINA E SUA AUSÊNCIA NO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFC

Autores

  • Juliana Gonzaga Santiago
  • Lara Caroline Ezequiel
  • Léo Nogueira Batista
  • Francisco Uribam Xavier de Holanda

Resumo

Tendo como referência o curso de Ciências Sociais das Universidade Federal do Ceará, é levantada a discussão a respeito da invisibilidade de questões que tratam dos países da América Latina. O presente artigo tem por objetivo pensar e procurar vias alternativas para contornar a marginalização relegada as teorizações sociológicas e políticas de questões ligadas aos países latino-americanos, ausentes no currículo oficial do curso de Ciências Sociais da UFC, estando presente somente em uma única cadeira optativa ofertada pelo curso. Com essa proposição, tende-se a combater a invisibilidade de pautas políticas e proposições sociais acerca de demandas culturais fruto dos países da região, bem como o desconhecimento de teóricos nativos destes territórios. Para isto, a metodologia de pesquisa empregada consistirá no levantamento de dados bibliográficos presentes em artigos, teses, sites para pesquisas científicas e acadêmicas, de autores que abordem temáticas e apresentem teorias relacionadas as questões aqui suscitadas. O resultado esperado é promocionar maior atenção as pautas desta região, fomentar redes de debates para que se tenha maior conhecimento sobre o que está se passando, além de fortalecer e dar voz as problemáticas que são inerentes a própria constituição da América Latina. A partir da viabilização da difusão dos conteúdos pretendidos, espera-se provocar com isso uma revisão na constituição da matriz curricular do presente curso em debate.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Santiago, J. G., Ezequiel, L. C., Batista, L. N., & Xavier de Holanda, F. U. (2017). PENSANDO A MARGINALIZAÇÃO RELEGADA A AMÉRICA LATINA E SUA AUSÊNCIA NO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4611. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29635

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial