PENSANDO A MARGINALIZAÇÃO RELEGADA A AMÉRICA LATINA E SUA AUSÊNCIA NO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFC
Resumo
Tendo como referência o curso de Ciências Sociais das Universidade Federal do Ceará, é levantada a discussão a respeito da invisibilidade de questões que tratam dos países da América Latina. O presente artigo tem por objetivo pensar e procurar vias alternativas para contornar a marginalização relegada as teorizações sociológicas e políticas de questões ligadas aos países latino-americanos, ausentes no currículo oficial do curso de Ciências Sociais da UFC, estando presente somente em uma única cadeira optativa ofertada pelo curso. Com essa proposição, tende-se a combater a invisibilidade de pautas políticas e proposições sociais acerca de demandas culturais fruto dos países da região, bem como o desconhecimento de teóricos nativos destes territórios. Para isto, a metodologia de pesquisa empregada consistirá no levantamento de dados bibliográficos presentes em artigos, teses, sites para pesquisas científicas e acadêmicas, de autores que abordem temáticas e apresentem teorias relacionadas as questões aqui suscitadas. O resultado esperado é promocionar maior atenção as pautas desta região, fomentar redes de debates para que se tenha maior conhecimento sobre o que está se passando, além de fortalecer e dar voz as problemáticas que são inerentes a própria constituição da América Latina. A partir da viabilização da difusão dos conteúdos pretendidos, espera-se provocar com isso uma revisão na constituição da matriz curricular do presente curso em debate.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Santiago, J. G., Ezequiel, L. C., Batista, L. N., & Xavier de Holanda, F. U. (2017). PENSANDO A MARGINALIZAÇÃO RELEGADA A AMÉRICA LATINA E SUA AUSÊNCIA NO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4611. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29635
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.