PESCA EXTRATIVA DO POLVO NO ASSENTAMENTO SABIAGUABA EM AMONTADA-CE
Resumo
O assentamento Sabiaguaba em Amontada no litoral Oeste do Estado possui 28 famílias que sobrevivem da pesca e agricultura. A principal fonte de renda vem da cultura do coco, mas a pesca artesanal tem papel de destaque por ser uma comunidade tradicional. As artes de pesca mais utilizadas são redes, espinhel e canoas. O objetivo deste trabalho é mostrar a interação do homem com o meio em que vive, retirando da natureza o próprio sustento. Para a realização desse trabalho foram feitas entrevistas abertas bem como observações do modo de vida da comunidade. As entrevistas foram concedidas nas residências dos assentados, abordando o modo de sobrevivência da comunidade e suas interações com o meio ambiente. Nas observações, acompanharam-se famílias na pesca do Polvo, quando na maré baixa de lua cheia e nova, ou seja, dois períodos de três dias do mês essa pesca é possível de se fazer, a extração deste é feita sobre as rochas que ficam descobertas, somente sendo possível durante esse período de lua. Esse período é o de maior e também de menor maré, fazendo com que um rochedo próximo à praia fique totalmente descoberta, possibilitando essa prática. As famílias praticam esse tipo de pesca extrativa somente para a sua sobrevivência, para uma complementação alimentar. É praticada principalmente por mulheres e crianças. É comum nessa pesca, durante a maré baixa, quando os moluscos ficam presos nas pedras, a participação das famílias, já que exige pouco esforço e menos dificuldade quando comparada à pesca em barcos, fazendo somente necessário um pouco de esforço na retirada do polvo da toca. Usam pedras do próprio rochedo para destruir as tocas e coletar o molusco. Com as observações feitas durante a pesca do polvo, concluiu-se que no assentamento esse trabalho é feito por mulheres e crianças devido exigir pouco esforço para fazer um trabalho que além de ser uma busca pelo alimento é também um espaço interativo entre as famílias, fortalecendo o vínculo familiar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Oliveira de Sousa, M., Lima, F. X., Moreira, M. L. de S., & Moreira, M. L. de S. (2017). PESCA EXTRATIVA DO POLVO NO ASSENTAMENTO SABIAGUABA EM AMONTADA-CE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4613. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29637
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.