PET NA GRADUAÇÃO: INTEGRANDO O CICLO BÁSICO COM O CLÍNICO NO CURSO DE MEDICINA
Resumo
Introdução: O curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará estrutura-se em três componentes principais, todos com duração de 2 anos: o ciclo básico, em que se busca estudar de forma integrada disciplinas básicas comuns aos cursos da área da saúde; o ciclo clínico, no qual os estudantes adquirem habilidades médicas clínicas e cirúrgicas; e o internato, período de estágio obrigatório supervisionado. Assim, constitui-se desafio na educação médica integrar esses dois primeiros ciclos, de modo que os alunos assimilem os conteúdos em uma abordagem ampla e racional. Objetivos: O PET Medicina, reconhecendo essa dificuldade pedagógica, atua no projeto “PET na Graduação”, com o objetivo de integrar conhecimentos de diversas áreas em discussão conjunta com os estudantes. Metodologia: Utilizamos atividades de “Diagnóstico de Rua”, as quais se configuram em diversas imagens que remetem a determinadas doenças, treinando, assim, o padrão de reconhecimento dos alunos e posterior aprofundamento sobre a fisiopatologia e abordagem propedêutica do tema. Resultados: Realizamos as atividades nos módulos de Sistema Respiratório, Sistema Cardiovascular, Sistema Endócrino, no 2º semestre, e Parasitologia e Microbiologia, no 3º semestre. Todas elas ocorrem em horário curricular, com autorização prévia dos respectivos professores coordenadores da disciplina. Os alunos demonstram-se bastante interessados, tornando as discussões enriquecedoras para a formação dos presentes. Recebemos “feedback” em nossas páginas das redes sociais, ressaltando o caráter único de integração e aprendizado clínico nesses semestres iniciais. Conclusão: O PET na Graduação leva ao maior aproveitamento dos conhecimentos do módulo, além de desenvolver as habilidades de comunicação e de ensino entre nossos integrantes e os alunos. Apoio: SESu-MEC.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Cabral, P. L., Braz, B. O. de F., Valente Amaral, T. A., Bezerra Mota e Mota, L. G., Sousa Ferreira, J. V., & Wilke, D. V. (2017). PET NA GRADUAÇÃO: INTEGRANDO O CICLO BÁSICO COM O CLÍNICO NO CURSO DE MEDICINA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4623. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29647
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.