PETEETUBE: A DIVERSIFICAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ENTRE PETS E A GRADUAÇÃO
Abstract
INTRODUÇÃO: O avanço dos meios de comunicação torna necessária a adaptação de grupos, de qualquer área de atuação, às tendências como facebook, twitter, instagram, etc. PETEETUBE é um canal criado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Elétrica hospedado na plataforma YouTube e que representa uma nova forma de interação com os alunos da graduação. OBJETIVOS: Ampliar a visão do curso de Engenharia Elétrica, bem como da Universidade Federal do Ceará (UFC), daqueles que acessam o canal, além de apresentar o conteúdo produzido pelo PET ELÉTRICA nas suas áreas de atuação (pesquisa, ensino e extensão). METODOLOGIA: São produzidos vídeos pelos bolsistas com diversidade de temas que abordam vídeo-aulas, entrevistas com professores, apresentação das dependências físicas da UFC, palestras selecionadas, entre outros projetos. Para a efetivação adequada do gerenciamento do canal, foram criados um cronograma das atividades exigidas e uma subdivisão do grupo PET em comissões para o projeto, que são: edição, projetos e canal. Tais comissões são acompanhadas semanalmente por meio de reunião. RESULTADOS: O canal conta com milhares de visualizações e centenas de inscritos. Os comentários e likes nos vídeos mostram o impacto positivo que o projeto tem causado nos alunos de graduação. CONCLUSÃO: Por meio do projeto, que é de cunho autoral, foi alcançado o intuito de informar e instruir a comunidade acadêmica, auxiliando estudantes da graduação e explorando a fundo a realidade da vida acadêmica na UFC. Portanto, pode-se concluir que o projeto conquistou os objetivos esperados, além de possibilitar a otimização do aprendizado de cada um dos integrantes do grupo PET.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Domingos de Freitas, C., Bezerra de Menezes, Y. V., & Torrico Bascope, R. P. (2017). PETEETUBE: A DIVERSIFICAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ENTRE PETS E A GRADUAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4626. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29650
Issue
Section
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.