POLINIZANDO SABERES: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA
Resumo
Um dos desafios do professor da atualidade é conseguir envolver o aluno no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, é grande a importância do emprego de novas técnicas interativas de ensino que permitam que o aluno saia de sua posição de agente exclusivamente receptor e possa construir, juntamente com o professor e seus colegas, o seu próprio conhecimento. Pensando nisso, a atividade Polinizando Saberes foi desenvolvida e realizada em um dos encontros do Navegando, projeto de extensão do PET/Biologia UFC. A elaboração dessa teve o objetivo de ensinar, de forma interativa, como se dá o processo da polinização, quais as estruturas florais envolvidas e o modo como alguns metazoários coevoluíram juntamente com algumas destas flores. Iniciamos uma aula expositiva, a fim de relembrar informações prévias que viabilizassem a atividade posterior que consistiu em um jogo de cartas, onde os alunos foram divididos em equipes e cada uma delas recebeu cinco cartas com imagens de flores e uma carta contendo a imagem de um polinizador. Os alunos tiveram que imaginar-se como polinizadores e escolher quais flores eles polinizariam, com base nas estruturas corporais do seu metazoário, após isso, os representantes dos grupos apresentaram suas escolhas e justificativas. A atividade foi bem sucedida, os alunos mostraram se bastante interessados e participativos, fizeram também algumas sugestões para melhoria da atividade, que serão avaliadas com base em sua viabilidade, uma das sugestões mais comentadas foi que a atividade poderia acontecer em um jardim, com flores de verdade. A atividade mostrou-se satisfatória, tendo sido possível, conjuntamente, utilizar-se dos conhecimentos prévios dos alunos para a construção de um saber ativo e significativo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lima Lindolfo, P. V., Coelho da Rocha, N., Cordoba, B. V., Lima, D. S., Oliveira de Brito, J. B., & Gallao, M. I. (2017). POLINIZANDO SABERES: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4629. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29653
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.