RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO, EFICIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS CEARENSES
Resumo
Este estudo analisa a relação entre o desenvolvimento socioeconômico, eficiência do gasto com educação e desenvolvimento da educação básica nos municípios cearenses. A pesquisa tem natureza quantitativa e é descritiva quanto ao objetivo. Utilizou-se o método de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) como técnica quantitativa para medir a eficiência do gasto com educação, nos modelos CCR e BCC, orientados ao output. Utilizou-se como input o gasto com educação e como outputs o número de alunos matriculados, número de escolas, número de professores e o índice de aprovação. Para medir o desenvolvimento socioeconômico foram utilizadas as variáveis referentes ao Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita. No que tange ao desenvolvimento da educação básica, utilizou-se os scores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o 5º e o 9º anos. Usou-se teste de correlação. A amostra está composta por 736 observações anuais dos 184 municípios cearenses dos anos de 2007, 2009, 2011 e 2013. Os resultados indicam que há uma associação positiva entre a eficiência do investimento em educação básica e o desenvolvimento sócio econômico municipal medido IFDM, como também com o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). Adicionalmente, a eficiência também mostrou uma associação positiva com o PIB municipal. Todas as correlações foram significantes ao nível de 1%. Conclui-se que a eficiência no investimento em educação é relevante para o desenvolvimento social e econômico a nível municipal.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Martins, S. de S., Moreira da Silva, C. R., & Crisostomo, V. L. (2017). RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO, EFICIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS CEARENSES. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4649. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29673
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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