SE EU GOSTEI?: DIÁRIOS REFLEXIVOS, UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA PARA AVALIAÇÃO DO CURSO DE FÉRIAS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo polemizar o uso diários reflexivos como método avaliativo do XIII Curso de Férias (CF) realizado pelo PET/Biologia. O CF é executado anualmente com alunos do ensino médio das escolas públicas de Fortaleza/CE. Durante o curso são executadas atividades que englobam uma diversidade de áreas da biologia. O uso de diários reflexivos foi necessário para obter um feedback dos alunos em relação as atividades realizadas no CF e como avaliação do curso de maneira geral. A escrita de diários sejam eles íntimos, reflexivos, de leitura, de aprendizagem, sempre nos levam a refletir sobre determinado parâmetro. Os diários foram entregues aos alunos no primeiro dia de curso, sendo também explicado a forma de realizar os registros. Como forma de direcionar a escrita dos alunos, foi pedido que os mesmos respondessem os seguintes questionamentos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. No “que bom” os alunos escreviam sobre o que gostaram do curso, no “que pena” era relatado alguma crítica, o que eles não gostaram, e no “ que tal” os alunos escreviam sugestões, sejam para melhoraria das atividades realizadas, ou assuntos a serem abordados no outro curso de férias, além também de dicas para o curso como um todo. O mesmo foi feito para avaliação final do curso, realizada no último dia e objeto desse trabalho. A análise dos diários nos mostrou que os alunos ficaram satisfeitos com a proposta do CF, que apresenta vários assuntos pertinentes a Biologia. A maior participação durante as atividades, como protagonistas do processo de aprendizagem, favoreceu o entendimento dos assuntos, bem como e emprego de atividades lúdicas incrementou a experiência para os alunos e petianos. Ademais, os diários foram fundamentais para que fizéssemos uma análise crítica dos planejamentos para o CF. Mostram-se como uma ferramenta onde os alunos podem pôr suas opiniões e questionamentos, de forma a contribuir com o desenvolvimento do CF às turmas posteriores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rodrigues, M. K. de S., Coelho da Rocha, N., Lima, D. S., Cordoba, B. V., Sousa da Silva, Álife B., & Gallao, M. I. (2017). SE EU GOSTEI?: DIÁRIOS REFLEXIVOS, UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA PARA AVALIAÇÃO DO CURSO DE FÉRIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4651. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29675
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.