SE EU GOSTEI?: DIÁRIOS REFLEXIVOS, UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA PARA AVALIAÇÃO DO CURSO DE FÉRIAS

Autores

  • Marina Kairy de Sousa Rodrigues
  • Naele Coelho da Rocha
  • Daiane Santos Lima
  • Bianca Vasconcelos Cordoba
  • Álife Bruno Sousa da Silva
  • Maria Izabel Gallao

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo polemizar o uso diários reflexivos como método avaliativo do XIII Curso de Férias (CF) realizado pelo PET/Biologia. O CF é executado anualmente com alunos do ensino médio das escolas públicas de Fortaleza/CE. Durante o curso são executadas atividades que englobam uma diversidade de áreas da biologia. O uso de diários reflexivos foi necessário para obter um feedback dos alunos em relação as atividades realizadas no CF e como avaliação do curso de maneira geral. A escrita de diários sejam eles íntimos, reflexivos, de leitura, de aprendizagem, sempre nos levam a refletir sobre determinado parâmetro. Os diários foram entregues aos alunos no primeiro dia de curso, sendo também explicado a forma de realizar os registros. Como forma de direcionar a escrita dos alunos, foi pedido que os mesmos respondessem os seguintes questionamentos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. No “que bom” os alunos escreviam sobre o que gostaram do curso, no “que pena” era relatado alguma crítica, o que eles não gostaram, e no “ que tal” os alunos escreviam sugestões, sejam para melhoraria das atividades realizadas, ou assuntos a serem abordados no outro curso de férias, além também de dicas para o curso como um todo. O mesmo foi feito para avaliação final do curso, realizada no último dia e objeto desse trabalho. A análise dos diários nos mostrou que os alunos ficaram satisfeitos com a proposta do CF, que apresenta vários assuntos pertinentes a Biologia. A maior participação durante as atividades, como protagonistas do processo de aprendizagem, favoreceu o entendimento dos assuntos, bem como e emprego de atividades lúdicas incrementou a experiência para os alunos e petianos. Ademais, os diários foram fundamentais para que fizéssemos uma análise crítica dos planejamentos para o CF. Mostram-se como uma ferramenta onde os alunos podem pôr suas opiniões e questionamentos, de forma a contribuir com o desenvolvimento do CF às turmas posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Rodrigues, M. K. de S., Coelho da Rocha, N., Lima, D. S., Cordoba, B. V., Sousa da Silva, Álife B., & Gallao, M. I. (2017). SE EU GOSTEI?: DIÁRIOS REFLEXIVOS, UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA PARA AVALIAÇÃO DO CURSO DE FÉRIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4651. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29675

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial