STEELMAKING: PROJETO DE INCENTIVO A SIMULAÇÃO DE PRODUÇÃO DE AÇO
Resumo
O projeto SteelMaking do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Metalúrgica é pioneiro no incentivo aos alunos de graduação a simulação de produção de aço através dos simuladores ofertados pela SteelUniversity, instituição criada pela World Steel Association; a participação no SteelChallenge, campeonato de simulação de produção de aço com etapas regional e mundial, ofertado anualmente por essa mesma instituição; e a introdução, logo nos primeiros anos de curso, de conceitos importantes sobre siderurgia, porém de uma forma mais prática, para que, quando os alunos façam as cadeiras voltadas ao tema: Siderurgia 1 e Siderurgia 2, tenham uma base, através de simulação, de como ocorrem os processos dentro de uma indústria. Para isso, são realizados encontros semanais, organizados por alunos do curso de Engenharia Metalúrgica, sobre temas relacionados a um simulador específico. Nesses encontros, são abordados aspectos teóricos sobre siderurgia essenciais ao entendimento do funcionamento do processo representado pelo simulador, bem como são realizadas competições internas de simulação para preparar os alunos para o SteelChallenge. O curso de Engenharia Metalúrgica vem trazendo bons resultados nos campeonatos mundiais ao longo de vários anos. No ano de 2016, no SteelChallenge – 11, o ex-petiano Jeová da Silva Melo conquistou o campeonato regional (das américas) na categorial estudantil e vice-campeonato mundial na mesma categoria. A final mundial ocorreu em Pequim, na China, e contou com a participação de campeões regionais de vários países como China, Índia, Inglaterra e Egito. Assim, o projeto SteelMaking busca preparar e fomentar nos graduandos a vontade de competir e representar o Brasil nesses eventos mundiais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Braga, F. D., Barbosa de Albuquerque, J. J., & Maria da Silva Machado, J. G. (2017). STEELMAKING: PROJETO DE INCENTIVO A SIMULAÇÃO DE PRODUÇÃO DE AÇO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4660. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29684
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.