TECNOLOGIA APLICADA A TECIDOS SUSTENTÁVEIS - UM ESTUDO DE CASO DA MARCA VIDA BR
Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar as inovações tecnológicas e sustentáveis na indústria têxtil. Visto que a indústria da moda é considerada uma das mais poluentes do mundo, o estudo acerca dos impactos ambientais causados e as novas tecnologias sustentáveis aplicadas no segmento se tornam cada vez mais relevantes. Sendo assim, o presente artigo visa compreender o conceito de sustentabilidade, demonstrar os tecidos sustentáveis utilizados na indústria têxtil e as tecnologias aplicadas nessas fibras como fator diferencial. Dessa forma, este trabalho apresenta a relação entre fibras têxteis e inovação tecnológica através do estudo de caso da marca VidaBr. O estudo resulta de pesquisa bibliográfica acerca de sustentabilidade, tecnologia e fibras têxteis. Além disso, realizou-se uma entrevista semiestruturada com o fundador da empresa VidaBr, com o objetivo de compreender a importância da sustentabilidade e da tecnologia nas fibras têxteis e como essas são aplicadas na marca em questão. A VidaBr é uma marca local que busca alinhar inovação têxtil com os propósitos da produção sustentável. Para isso, a marca desenvolve camisetas a partir de fibras de garrafas PET, provenientes da reciclagem desse material. Além da aplicação da tecnologia fotocrômica em seus produtos. Dessa forma, observou-se a importância do surgimento de novas tecnologias alinhadas à sustentabilidade nas fibras têxteis.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gomes, A. P., Marques Pinto, A. J., Mendonça, M. C., & Nogueira Mendes, F. R. (2017). TECNOLOGIA APLICADA A TECIDOS SUSTENTÁVEIS - UM ESTUDO DE CASO DA MARCA VIDA BR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4662. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29686
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.